MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

G20 quer quebrar círculo de dívida dos países e bancos, diz comunicado


Grupo diz querer evitar círculo vicioso entre dívidas soberanas e bancos.
Documento final diz que crise impacta países em desenvolvimento.

Do G1, com informações da Reuters
Os países da zona do euro incluídos no grupo das 20 principais economias (G20) tomarão todas as medidas necessárias para garantir estabilidade, melhorar o funcionamento dos mercados e quebrar o círculo vicioso entre dívida soberana e bancos, disse nesta terça-feira (19) o G20 no comunicado final da cúpula. No encontro também foi alcançada o grupo fez a maior capitalização de sua história para o Fundo Monetário Internacional (FMI), acima dos US$ 450 bilhões.
"Diante das tensões renovadas dos mercados, o G20 e a zona do euro vão tomar todas as medidas necessárias para salvaguardar a intregridade e a estabilidade da área, melhorar o funcionamento dos mercados e quebrar o círculo vicioso entre bancos e dívidas soberanas", diz o texto final do encontro.
Chefes de estado do G20, no México (Foto: Bertrand Langlois/AFP)Chefes de estado do G20, no México (Foto: Bertrand Langlois/AFP)
O grupo disse ainda esperar que a zona do euro trabalhe em parceria com o próximo governo da Grécia para garantir que o país continue no caminho de reforma e sustentabilidade, informou a nota. O texto também apontou a necessidade de uma maior integração financeira na zona euro.
Emergentes
No comuncado final, o G20 diz que a crise afeta os países em desenvolvimento, principalmente os de menor renda e que alguns - como é o caso do Brasil - investem em medidas para estimular a demanda interna. "Alguns países emergentes estão vivendo redução de crescimento. Em resposta, esses países estão apropriadamente direcionando as políticas fiscais e monetárias para suportar o crescimento enquanto garantem a estabilidade e, em alguns casos, implementando novas medidas para estimular a economia, particularmente fortalecento a demanda doméstica em um contexto de demanda externa mais fraca."
Bancos
O G20 afirmou que está implementando uma agenda de reforma estrutural e regulatória para criar sistemas financeiros mais capazes de suportar pressões. O grupo sinalizou que dará suporte ao plano que considerará passos concretos para uma maior arquitetura financeira integrada, incluindo supervisão bancária, resolução e recapitalização e garantia de depósitos.
O G20 saudou o plano de recapitalização dos bancos espanhóis e a inciativa da Europa de ajudar na tarefa. E disse "apoiar totalmente as ações na zona euro na direção de realizar a união econômica e monetária". "Apoiamos a intenção de considerar passos concretos em direção a uma arquitetura financeira, comportando a supervisão de bancos, resoluções e recapitalizaçãos e garantia de depóstios." E apontou nominalmente o Banco de Investimento Europeu (EIB, na sigla em inglês), projetos pilotos de títulos de dívida conjunto e fundos estruturais e de coesão.
O texto recomendou que os países que têm "espaço fiscal" devem investir - atentos às contas nacionais e à demanda - e que os gastos com educação, inovação e infraestrutura podem sustentar a criação de empregos e aumentar a produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário