MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Furnas prevê que 20% do portifólio será de energia eólica e solar até 2022


Empresa acredita que governo fará leilão específico para energia solar. Furnas desenvolve projetos para diversificar sua matriz energética.

Darlan Alvarenga Do G1, no Rio

Flávio Decat, presidente da estatal Furnas (Foto: Darlan Alvarenga/G1)Flávio Decat, presidente da estatal Furnas
(Foto: Darlan Alvarenga/G1)
O presidente da estatal Furnas, subsidiária da Eletrobras, Flávio Decat, afirmou nesta segunda-feira (18) que as energias eólica e solar deverão representar 20% do portifólio da empresa em 10 anos.

“Estamos entrando agora nessa vertente, mas vamos atingir 20% possivelmente. Depende do governo colocar e a gente ganhar os leilões de energia”, afirmou Decat em entrevista, após participação no Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20, no Windsor Barra Hotel. Ele destacou que n o país, essas energias representam atualmente cerca de apenas 2% da matriz energética.

Furnas, que atua nas áreas de geração e transmissão e tem na energia hidrelétrica a base da sua matriz energética, desenvolve diversos projetos com fontes renováveis e alternativas . A empresa trabalha atualmente na criação de 17 parques eólicos e desenvolve projetos de exploração de energia solar no Nordeste, além de protótipos para aproveitamento da energia das ondas do mar.
“A gente tem expectativa que o governo vá fazer leilões específicos para energia solar. Daí vamos disputar, porque essa é uma vertente importante, uma vez que o Brasil que é um país ensolarado por natureza”, disse o presidente de Furnas.
Segundo Ducat, a energia eólica tem se mostrado cada vez mais competitiva e o mesmo pode ocorrer com o tempo, com a energia solar. “Na medida que vai se explorando, as fábricas vão vindo para o Brasil, se tropicalizando e ficando com custo menor”, avaliou.
A expectativa de Furnas é que um leilão exclusivo para energia solar possa ocorrer ainda neste ano. “Tenho ouvido falar no âmbito que é ainda para esse ano, mas eu não sei”, disse Ducat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário