MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

França convida familiares para conhecer relatório final sobre AF 447


BEA envia carta a famílias para apresentação em Paris dia 5 de julho.
Parentes terão acesso às informações antes da imprensa, diz órgão.

Tahiane Stochero Do G1, em São Paulo
BEA (Foto: Reprodução)Carta enviada pelo BEA nesta segunda-feira a familiares de
vítimas do voo AF447 (Foto: Reprodução)
O Escritório de Investigação e Análise (BEA), órgão da França que apura a tragédia do voo AF 447, enviou nesta segunda-feira (18) uma carta aos familiares das vítimas convidando para uma apresentação do relatório final que apontará as causas do acidente.

O Airbus A-330 da Air France caiu no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009 deixando 228 mortos.

Segundo a carta, assinada pelo diretor do BEA, Jean-Paul Troadec, os parentes terão acesso às conclusões da investigação em um evento que será realizado na sede do órgão, em Paris, na manhã do dia 5 de julho, antes da divulgação oficial do texto.
À tarde, também do dia 5 de julho, o BEA fará uma coletiva para explicar à imprensa o relatório.

“Os familiares sempre pediram para ter acesso ao relatório antes da imprensa. Tivemos o compromisso do BEA de que isso seria feito. Queríamos sempre ser colocados a par a respeito do caso antes da divulgação oficial. No ano passado, quando as caixas-pretas do Airbus e mais corpos foram localizados, isso não foi honrado e desagradou profundamente os familiares”, lembra Maarten Van Sluys, representante da famílias alemãs na tragédia.
Nelson Marinho, presidente da associação das vítimas do AF 447 no Brasil, também recebeu o convite e estará presente ao evento no dia 5 de julho.
“Eu já fui 14 vezes à França para reuniões com o BEA, buscando gerir este emaranhado de informações que cercam o acidente. Agora vou para mais uma reunião, que eu espero que seja a última”, diz ele.

“Queremos ver, no relatório final, qual é a intenção deles ao concluir as causas da tragédia. Se realmente eles estão querendo culpar a falha humana. Sabemos que não foi isso. Mais seis Airbus A-330 caíram depois do AF 447. Em todos o piloto errou?”, questiona Marinho.

Reportagem do G1 antecipou, em 2 de junho, informações do relatório final. O documento dirá que os pilotos do AF 447 não compreenderam a tempo que o avião perdeu a sustentação após um procedimento equivocado do copiloto mais novo e isso levou à queda do avião. Entre os fatores que contribuíram para o acidente estão o design da cabine, a coordenação da tripulação, o automatismo da aeronave e falhas no treinamento dos pilotos.

“Não queremos mais especulações. Queremos a verdade. Os países que integram a investigação já receberam o relatório final e, segundo a Convenção de Chicago, têm 60 dias para responder para a França suas opiniões. A associação vai analisar o que o BEA divulgar para dizer se concorda ou não”, acrescentou Marinho.

Comandante acompanhado
No dia 6 de junho, a rede de TV norte-americana ABC News levantou a hipótese de que o comandante do AF 447 poderia estar acompanhado de uma mulher no momento em que o Airbus enfrentou problemas durante o voo que levaram à queda no Oceano Atlântico.
Em reportagem, a TV disse que o comandante Marc Dubois viajava acompanhado de uma tripulante da Air France que não estava trabalhando.

Segundo os relatórios preliminares divulgados pelo BEA com base nas gravações das caixas-pretas da aeronave, no momento em que os pitots (sensores de velocidade) congelaram e o piloto automático desconectou, Dubois estava em seu período de descanso.

Os copilotos tentaram chamá-lo, através de um alarme, cinco vezes. Ele só retornou à cabine dois minutos após o início da queda do avião.
A Air France não quis se pronunciar, segundo a ABC News. A companhia disse que aguarda o relatório final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário