MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fiéis dedicam o dia às homenagens a Santo Antônio em Salvador


Festa para santo casamenteiro começou com missas e alvorada de fogos.
Estão programadas celebrações e procissões durante a quarta-feira (13).

Do G1 BA
1 comentário
Fiéis lotaram a primeira missa desta quarta-feira (13), na Igreja da Piedade, um dos templos religiosos dedicados a Santo Antônio em Salvador. O dia 13 de junho é dedicado às homenagens ao santo católico, conhecido como "casamenteiro".
A primeira cerimônia na Piedade começou pouco depois das 6h30, presidida pelo frei Geraldo Alves. Serão celebradas missas às 7h30, 8h30, 12h, 15h e missa solene às 17h, seguida de procissão.
Preparação
A tradicional trezena em homenagem a Santo Antônio começou no dia 1º de junho e termina no ponto alto da festa, nesta quarta-feira.
Segundo a tradição católica, além de casamenteiro, Santo Antônio é conhecido como o "Pai dos Pobres" e para a Igreja, ele é uma referência de vida e oração. Sua popularidade chegou ao Brasil graças aos colonizadores que vieram de Portugal, país no qual Santo Antônio, nascido em Lisboa no ano de 1195, foi cônego regular.
Programação
A paróquia Santo Antônio Além do Carmo e a Irmandade do Santíssimo Sacramento celebram a festa do padroeiro dos pobres com os festejos que começaram às 6h, durante alvorada festiva seguida da missa paroquial às 7h. Ao longo de todo o dia, serão realizadas missas e momentos de oração; às 18h, os fiéis participam de procissão pelas principais ruas dos bairros Santo Antônio e Barbalho. Uma missa campal presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva encerra as comemorações.
Santo Antônio (Foto: Reprodução/TV Bahia)Festa para santo casamenteiro atrai dezenas de
fiéis em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Já a paróquia Santo Antônio, no bairro de Cosme de Farias, faz suas reflexões com o tema "Santo Antônio, discípulo missionário e promotor da saúde", escolhido em função da Campanha da Fraternidade de 2012. As celebrações acontecem sempre na igreja Matriz. O dia 13 de junho é marcado pela alvorada às 5h e por celebrações eucarísticas. Às 19h, todos os devotos participam da procissão, saindo do posto de saúde do bairro em direção à igreja. A festa se encerra com a missa solene às 20h.
No bairro de Fazenda Coutos, a trezena em louvor ao santo padroeiro acontece na igreja Matriz (3ª Etapa, Quadra 76, Rua D, Fazenda Coutos III) e tem como tema principal "Com o exemplo de Santo Antônio podemos cultivar e promover a saúde e a vida". Neste dia festivo, há uma procissão às 17h, com concentração na Matriz, seguida de missa festiva, às 18h.
No Santuário Santo Antônio da Barra, na Ladeira da Barra, há missas às 6h, 7h30, 9h, 10h30, 12h, 14h, 15h, 16h30, 18h e 19h30.
Na Igreja Nossa Senhora da Imaculada Mãe de Deus (Avenida Senhor do Bonfim, nº 161, Roma), os devotos de Santo Antônio participam de celebração às 8h30 e às 12h. A missa festiva será presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva, às 16h. Já às 17h será realizada uma procissão com a imagem do santo.
A Comunidade Franciscana da Bahia e a Pia União de Santo Antônio também promovem homenagens a Santo Antônio. Nesta quarta, há celebrações às 7h, 8h, 10h e 16h – seguida de procissão pelas ruas do Pelourinho.
Também há programação religiosa no Forte da Barra, no Museu Náutico da Bahia. A visitação ao Altar está aberta das 9h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário