MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

FAO alerta que pode faltar alimento em algumas regiões do mundo


Entre motivos estão falta de chuvas, clima adverso e conflitos armados.
Alta prevista na produção é de 3,2%, para 2,419 milhões de toneladas.

Da Agência Estado

Apesar de previsões de aumento recorde na produção global de cereais neste ano, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) alertou nesta quarta-feira (13) que diversas regiões do mundo encontrarão dificuldades para ter a quantidade necessária de alimentos. Os motivos são a falta de chuvas, o clima adverso, os conflitos armados e o desalojamento de populações.
No relatório Perspectivas de Safra e Situação dos Alimentos, a FAO prevê um aumento de 3,2% na produção global de cereais em 2012 - para cerca de 2,419 milhões de toneladas - principalmente por causa de uma safra volumosa de milho nos Estados Unidos. Mas o relatório alertou que países na região do Sahel, a Síria e o Iêmen enfrentarão duros desafios em segurança alimentar. A região do Sahel inclui Nigéria, Sudão, Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Níger e Chade.
"A situação do Iêmen e da Síria nos recorda a clara relação entre a segurança alimentar e a paz. Neste caso, um conflito interno está causando insegurança alimentar. Ao redor do mundo, vemos crise após crise, causadas totalmente ou parcialmente pela falta de alimentos ou por disputas sobre recursos naturais, especialmente terra e água", comentou o diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva.
O relatório também menciona outros 35 países com necessidades de assistência alimentar, entre eles Afeganistão, Haiti e Iraque. "A África Ocidental continua enfrentando cada vez maior insegurança alimentar e desnutrição em muitos países, por causa da forte queda na produção de cereais e na pastagem em 2011, somada aos elevados preços dos alimentos locais e a conflitos civis", disse a FAO. Conflitos cada vez maiores no Mali, que estão provocando a migração de civis para países vizinhos, ameaçam a produção de alimentos neste ano no Sahel, afirmou a FAO, especialmente no Níger, no Mali e no Chade.
O clima seco deve agravar as condições de cultivo das lavouras neste ano na África Oriental. "No leste da África, a principal temporada de chuvas começou tarde, reduzindo o período de desenvolvimento das lavouras", explicou a FAO. "Além disso, enchentes afetaram áreas do Quênia, da Somália, da Tanzânia e de Uganda."
UcrâniaNo Leste Europeu, a FAO alertou que a produção de trigo da Ucrânia está ameaçada neste ano. No Commonwealth de Estados Independentes, a FAO prevê queda de 6% na produção de cereais neste ano, para 148 milhões de toneladas. "Isso reflete principalmente perspectivas desfavoráveis na Ucrânia, onde condições climáticas adversas durante o inverno estão atingindo as lavouras de grãos".
"A produção de trigo é estimada em 14 milhões de toneladas, quase 40% menor do que a safra do ano passado e bem menor do que a média dos últimos cinco anos", disse a FAO. "A queda significativa na Ucrânia, maior produtora da região, deve impactar a oferta e os preços nos países vizinhos."
A FAO também estimou a produção global de grãos em 548 milhões de toneladas no ano-safra encerrado em 2013, elevação de 7% ante os níveis iniciais e o maior volume desde 2002. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário