MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Falta camisinha feminina nos postos de saúde e farmácias de Porto Velho


Baixo índice de procura faz com que preservativos vençam.
Desde 2011, município não recebe o produto por falta de demanda.

Flaviane Azambuja Do G1 RO

Desde o ano passado, a rede pública de saúde de Porto Velho não tem preservativos femininos para distribuir à população feminina. O motivo, segundo a a Coordenação do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, é que alguns lotes venceram porque não houve procura pelo produto. "A procura e a distribuição do preservativo feminino é pequena. Pouca procura e muitos produtos vencidos",diz Márcia Mororó, coordenadora do programa.
A coordenadora disse ao G1 que desde 2011 o município de Porto Velho não recebe camisinhas femininas. Essa situação vai mudar nos próximos dias. Segundo o Ministério da Saúde, Porto Velho receberá 32,5 mil unidades do preservativo.
A equipe do G1 não encontrou preservativos femininos nas principais redes de farmácias e drogarias de Porto Velho. Segundo empresários do ramo, o índice de procura é quase zero. "As distribuidoras só vendem no atacado. A farmácia está aberta há dois anos e, durante este tempo, nunca entrou um cliente procurando por esse tipo de preservativo. Assim, as camisinhas vencem e a gente acaba tendo que jogar fora", disse um dos proprietários.
Já com os preservativos masculinos a situação é diferente. Em 2008 o governo municipal distribuiu cerca de 500 mil camisinhas, em 2011 esse número chegou a mais de dois milhões, de acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids de Porto Velho. Isso se deve ao fácil acesso. "Em todas unidades de saúde, as pessoas tem livre acesso às camisinhas. Elas não precisam fazer cadastro, como era feito antigamente. Basta chegar e pegar a quantidade desejada", disse Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário