MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Espanha poderá pedir resgate neste final de semana, dizem agências


Ministros da zona do euro deverão realizar conferência para discutir pedido.
Governo, no entanto, ainda nega que algo tenha sido decidido.

Do G1, com informações de agências

 A Espanha poderá pedir ajuda europeia aos bancos do país no fim de semana para evitar a piora dos problemas no mercado, segundo informam as agências internacionais de notícias Bloomberg e Reuters, com base em fontes do governo da Alemanha e da União Europeia.
Caso o pedido seja confirmado, o país será o quarto - e maior - a buscar assistência desde que a crise da dívida da zona do euro teve início.
Quatro autoridades da UE disseram à Reuters que ministros das Finanças dos 17 países da região da moeda única realizarão uma conferência no sábado para discutir um pedido espanhol de pacote de ajuda, embora nenhum número tenha sido ainda determinado.
"O anúncio é esperado para o sábado [9] à tarde", disse uma das autoridades da UE.
A medida acontece depois que a Fitch Ratings reduziu na quinta-feira (7) o rating do crédito soberano de Madri em três notas, de 'A' para 'BBB', destacando a exposição da Espanha à inadimplência e ao contágio da crise da dívida da Grécia.
"O governo da Espanha percebeu a seriedade de seu problema", disse uma autoridade alemã.
Ela acrescentou que um acordo tem que ser alcançado antes da eleição geral grega em 17 de junho, que pode causar pânico no mercado e levar Atenas a deixar a zona do euro se partidos contrários aos termos de um resgate do FMI e da UE vencerem.
As fontes da UE e da Alemanha falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade do assunto.
No entanto, em Madri, a vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Saenz de Santamaria, afirmou nesta sexta-feira (8) que o governo espanhol irá sinalizar sua posição sobre como apoiar bancos em dificuldade somente quando tiver os resultados da auditoria independente no setor.
"Assim como vocês sabem, nós estamos trabalhando atualmente com o FMI (Fundo Monetário Internacional) e auditores independentes sobre o número que nosso sistema financeiro precisa para realizar uma limpeza geral", disse Saenz de Santamaria em entrevista após reunião semanal do gabinete.
"O governo precisa respeitar os procedimentos antes de tomar qualquer decisão sobre valores. Por isso que, quando soubermos o número... vamos sinalizar nossa posição."
"Nenhuma decisão foi tomada", ela acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário