MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 3 de junho de 2012

Em Caruaru, discípulos e herdeiros culturais homenageiam Luiz Gonzaga


Joquinha Gonzaga abriu a noite, seguido por Dominguinhos e Elba.
Banda Cavaleiros do Forró encerrou a noite - e também tocou Gonzagão.

Thomás Alves Da TV Asa Branca

Pátio de Eventos ficou repleto de gente na noite de abertura do São João de Caruaru (Foto: Thomás Alves/Da TV Asa Branca)Pátio de Eventos ficou repleto de gente na noite de abertura do São João de Caruaru (Foto: Thomás Alves/Da TV Asa Branca)
Caruaru, no Agreste de Pernambuco, deu início às festividades do São João 2012, na noite deste sábado (2). Até o dia 30 deste mês, cerca de 300 artistas se apresentam no palco principal e nos polos alternativos, espalhados pela cidade. A noite de abertura emocionou o público, com a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Discípulos e herdeiros culturais do Rei do Baião subiram ao palco para cantar clássicos consagrados. De acordo com a Fundação de Cultura, cerca de 40 mil pessoas compareçam ao primeiro dia do São João de Caruaru.
Quem abriu a maratona de shows foi o sobrinho de Gonzagão, Joquinha Gonzaga, seguidor fiel do tio. “Quando eu estou em cima do palco, passam muitos flashes em minha cabeça. Eu lembro das apresentações que fiz com ele, lembro das nossas andanças. Lembro do dia em que ele me deu uma sanfona. Foi a partir desse momento que eu senti que ele queria apostar em mim. Mas, infelizmente, hoje, da segunda geração da família, eu sou o único que decidiu seguir na arte da sanfona. É uma responsabilidade muito grande para mim representá-lo no São João de Caruaru”, afirmou o cantor.
No repertório do show não podiam faltar os xotes tão regionais e, ao mesmo tempo, universalizados de Gonzaga. “Isso é que são músicas. Não são como essas do chamado forró estilizado que, em minha opinião, esculhambam as mulheres. A figura feminina fica ‘em baixo do tapete’. Isso não é forró. Eles não precisam fazer a mesma coisa que Luiz fez, mas, pelo menos, deveriam criar letras que valorizassem nossa cultura. Infelizmente, temos que engolir isso”, criticou o sobrinho de Luiz Gonzaga.
O público mostrou que tem força nas pernas. Lenilda Oliveira e Igor Leandro, mãe e filho, que trabalham em uma academia, em Olinda, alugam um ônibus, todos os anos, para prestigiar a abertura do São João de Caruaru. Eles viajaram com mais 40 pessoas. Mesmo Recife, sendo uma cidade mais próxima, que também festeja o São João, não faz parte da preferência deles. “O São João de Caruaru é o melhor do mundo. Não trocamos por nada”, disse ele, enquanto dançava com a mãe.
Dominguinhos toca com a filha  Liv Moraes e Elba Ramalho  (Foto: Thomás Alves/Da TV Asa Branca)Dominguinhos toca com a filha Liv Moraes e Elba
Ramalho (Foto: Thomás Alves/Da TV Asa Branca)
O show da sequência foi o de Domiguinhos. O público conferiu uma reunião de artistas em palco. A apresentação contou, entre outras, com as participações de Liv Moraes (filha de Dominguinhos), dos cantores caruaruenses Almério e Valdir Santos, do sanfoneiro Cezzinha e da cantora Elba Ramalho. O discípulo de Luiz Gonzaga tocou o show inteiro sentado. Com 71 anos, e um pouco debilitado por causa de problemas de saúde, Dominguinhos começou o show de forma intimista, tocando instrumental com a sanfona. Depois, ele se soltou mais. E ao dar o tom para o clássico “Forró no Escuro”, transformou o pátio de eventos em um arraial gigante, enquanto o povo entoava os versos: “O candeeiro se apagou, o sanfoneiro cochilou. A sanfona não parou e o forró continuou”.
Ainda no show de Dominguinhos, a emoção tomou conta do pátio, quando houve o encontro das cantoras Elba Ramalho, Liv Morais e Guardalupe. Para a costureira Lúcia de Morais, “De Volta Para o Meu Aconchego”- música cantada pelo trio – foi a melhor da noite. “Fiquei muito grata ao ouvir. Essa música significa muito pra mim. Me lembro quando minha mãe a colocava. Eu ouvia com atenção”. Na sequência, Onildo Almeida, compositor da famosa música “A Feira de Caruaru”, cantou junto com Dominguinhos.
Após o show, subiu ao palco a paraibana Elba Ramalho. Ela foi uma das atrações mais aguardadas da festa junina. O set list do show também foi composto por clássicos de Gonzagão, que se alternavam com as grandes canções da cantora. A apresentação de Elba foi, de fato, a mais animada da noite. A energia da cantora contagiou uma grande multidão e explodiu no final com “Frevo Mulher”.
A última atração foi a banda Cavaleiros do Forró e, diferente das atrações anteriores, seguiu com o forró estilizado. A banda apostou nos hits que embalam o público mais jovem. Para não quebrar o clima de homenagem, o grupo abriu o show com uma música de Luiz Gonzaga, mas, depois se fixou no repertório próprio.
A festa continua durante esse domingo (3). No palco principal, se apresentam o cantor Silvério Pessoa, seguido das bandas Pinga Fogo e Anjo Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário