MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cortejo em tapete de serragem marca a festa de Corpus Christi em Belém


Romaria saiu da Praça Waldemar Henrique em direção a Igreja das Mercês.
Cerca de cinco mil fiéis, segundo a Igreja, participaram da comemoração.

Do G1 PA

Cortejo em tapete de serragem marca a festa de Corpus Christi em Belém (Foto: Evandro Santos/G1)Cortejo em tapete de serragem marca a festa de Corpus Christi em Belém (Foto: Evandro Santos/G1)
Uma procissão pelas ruas do centro de Belém comemorou nesta quinta-feira (7) o Dia de Corpus Christi, a festa da Eucaristia. Um tapete feito de serragem e areia, com desenhos religiosos, foi confeccionado para o cortejo.
A romaria, que conduziu o ostensório com a hóstia consagrada em cima de uma barca, saiu da Praça Waldemar Henrique, após uma missa presidida pelo arcebispo dom Alberto Taveira, em direção a histórica Igreja das Mercês, na área comercial de Belém.
Cerca de cinco mil pessoas, segundo os organizadores, participaram da celebração e da caminhada em homenagem ao sacramento da Eucaristia. Antes da procissão, o arcebispo refletiu sobre o significado da festa.
“Este é um grande mistério”, disse dom Taveira. Para ele, a hóstia consagrada na missa “é o sustento da vida espiritual” dos católicos, em que “Jesus se faz presente”.
A estudante Ana Paula Reis tinha um motivo especial para participar da festa de Corpos Christi em Belém. Ela foi uma das que confeccionou o tapete de serragem e areia que ornamentou as ruas de Belém.
Festa de Corpus Christi reuniu centenas de fiéis em Belém (Foto: Evandro Santos/G1)Festa de Corpus Christi reuniu centenas de fiéis em Belém (Foto: Evandro Santos/G1)
A decoração foi feita na madrugada desta quinta-feira por fiéis de 68 paróquias da arquidiocese. “O legal foi a integração porque cada paróquia ficou responsável por dois desenhos”, explicou Ana Paula. “Foi maravilhoso”.
A missa campal celebrada na Praça Waldemar Henrique contou com a presença de vários padres e milhares de paroquianos de Belém. Por orientação do arcebispo, nesta manhã não houve missa nas igrejas, para que todos pudessem prestigiar o evento arquidiocesano.
A cerimônia foi concelebrada pelo arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico e pelo bispo auxiliar de Belém, dom Teodoro Mendes. Religiosos de diferentes congregações também participaram da festa.
No meio da cerimônia, o arcebispo dom Taveira fez uma oração especial aos chamados “ministros extraordinários” da Eucaristia que auxiliam os padres da distribuição da comunhão nas igrejas.
No cortejo de carca de um quilômetro até a Igreja das Mercês, houve três paradas para rezar pelos enfermos, famílias e jovens.
Romaria saiu da Praça Waldemar Henrique em direção a Igreja das Mercês, em Belém (Foto: Evandro Santos/G1)Romaria saiu da Praça Waldemar Henrique em direção a Igreja das Mercês, em Belém (Foto: Evandro Santos/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário