MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Confundido com onça, filhote de gato- do-mato vira atração em Aragoiânia


Homem encontrou animal em estrada e o levou para casa, em Goiás.
Bombeiros resgataram pequeno felino com aproximadamente 45 dias.

Gabriela Lima Do G1 GO

Confundido com onça, filhote de gato- do-mato vira atração em Aragoiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)Felino encontrado em estrada tem cerca de 45 dias de vida, segundo bombeiro (Foto: Gabriela Lima/G1)
O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta quarta-feira (13) para capturar um filhote de onça no Centro de Aragoiânia, cidade da Região Metropolitana de Goiânia. O animal virou atração na casa do homem que o encontrou, mas quando os oficiais chegaram ao local, constataram que se tratava, na verdade, de um gato-do-mato.
"A família acreditava que fosse uma onça, mas, pelo padrão da coloração e tamanho, percebemos que se tratava de outra espécie", disse o bombeiro Rodolfo Ribeiro, responsável pelo resgate. Segundo ele, um homem que passava de carro por uma estrada vicinal, entre Aragoiânia e Hidrolândia, e encontrou o filhote sozinho no caminho. Temendo que ele fosse atropelado, o pegou e levou para casa.
Ribeiro conta que quando chegou à residência, no Centro de Aragoiânia, cerca de 30 pessoas estavam na casa para ver o filhote. Antes de acionar os bombeiros, a família deu até um nome para aquela que acreditava ser uma onça: Nina.
Mas esse não poderá ser o nome do felino, que, de acordo com o veterinário e bombeiro José Carlos Fávaro Júnior, trata-se, provavelmente, de um macho com cerca de 45 dias de vida. O pequeno gato-do-mato foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Goiânia.

Alerta
Em casos como esse, Fávaro aconselha a deixar o animal silvestre onde ele for avistado. "É comum a mãe sair para caçar e depois voltar para alimentar o filhote", conta. Ele alerta que um bicho capturado com pouco tempo de vida tem chances muito pequenas de voltar à natureza.
Segundo o veterinário, no início da vida os animais adquirem os padrões comportamentais por meio de um processo chamado imprinting. Se for retirado da natureza antes do imprinting, ele não saberá ações básicas para sua sobrevivência como caçar e acasalar. "É por isso que muitos animais crescem achando que são humanos", explica.

O gato-do-mato aparece nos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) com espécie vulnerável. Essa classificação quer dizer que, se não forem tomadas medidas de proteção, o animal corre o risco de entrar para a lista dos ameaçados de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário