MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Chuvas cessam e colheita do algodão ganha ritmo em Mato Grosso


Estado plantou mais de 720 mil hectares de algodão nesta safra.
Após atrasos por chuva, colheita imprime velocidade no estado.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT

Algodão  (Foto: Secom/MT)Algodão colhido em Mato Grosso atende principal-
mente mercado asiático. (Foto: Secom/MT)
A colheita da safra de algodão começa, aos poucos, a ganhar velocidade em Mato Grosso. Redução do volume de chuvas no campo possibilitou a um número maior de agricultores dar início aos trabalhos. Em uma semana o percentual de pluma captado passou de 2,5% para 6,2%, avanço próximo de quatro pontos percentuais, apontou nesta sexta-feira (22) o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Elisa Gomes, analista de mercado, destaca que em praticamente todas as regiões há movimentação no campo. Exceção apenas para o norte mato-grossense que plantou 910 mil hectares e ainda não deu início à colheita. Por outro lado, o oeste (8,6%), médio norte (7,2%) e noroeste (6,4%) registram a maior evolução de área colhida.
Em Mato Grosso, a safra de algodão ocupou 722.568 hectares. O plantio na janela considerada ideal permitiu ao agricultor começar a colheita antecipadamente, mesmo em um período de chuvas consideradas fora do comum. "Com o cessar das chuvas os agricultores têm conseguido acelerar o processo. Há produtores que ganharam velocidade na colheita e até o final do mês devem ganhar mais força", lembra Elisa Gomes.
Quando comparado o volume colhido até a última semana com o igual período da safra 2010/11 no estado registra-se um avanço de 1,2 ponto percentual. "Em algumas regiões ainda há chuva em pontos isolados. Mas na semana em que ela parou muitos agricultores conseguiram iniciar a fase de testes, ajustar as máquinas para começar a colher", destaca a analista.
A expectativa é de uma safra maior em produção e produtividade. De acordo com o Imea, Mato Grosso deve colher nesta temporada 922.886 toneladas de algodão em pluma, volume 6% maior frente a 2010/11, quando foram 937.361 toneladas.
Já a produtividade pode se tornar 7,5% superior entre um ciclo e outro, evoluindo de 3.315 quilos por hectare para 3.563 quilos por hectare.
Mercado
Parte da safra mato-grossense continuará abastecendo o continente asiático. Somente neste ano, o bloco comprou 85% da pluma embarcada pela unidade federada. Até maio, o estado embarcou 152 mil toneladas de algodão em pluma e movimentou US$ 280 milhões. Juntos, a China, Indonésia e Coreia do Sul foram responsáveis pela compra de 52% do produto mato-grossense, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Elisa Gomes, do Imea, lembra que no Brasil os embarques da pluma atingiram no mês passado 59 mil toneladas, resultado para o período considerado o maior na série histórica. De acordo com o Imea, o ano que mais se aproximou deste número foi 2009, quando foram 39 mil toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário