MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Chuva atrasa colheita da cana-de-açúcar em São Paulo


Usinas processaram até agora 30% menos que no mesmo período de 2011.
Estado de São Paulo responde por mais de 60% da safra nacional.

Do Globo Rural

Aos poucos, as máquinas entram na lavoura para colher a safra de cana-de-açúcar. Este ano, o clima atrapalhou os trabalhos no campo, primeiro foi a seca, que no começo do ano retardou o desenvolvimento das plantas, depois, a chuva atrapalhou a colheita.
Segundo o CTC, Centro de Tecnologia Canavieira, do começo de maio até agora, as usinas nas principais regiões produtoras ficaram o dobro de dias paradas em relação ao mesmo período do ano passado.
Em uma usina em Sertãozinho, nordeste de São Paulo, a colheita está atrasada em mais de um mês, mas apesar disto, Nadir Nascimento, gerente industrial, acredita que não haverá impacto na produção.
Segundo a UNICA desde o começo da safra, as usinas da região moeram 70 milhões de toneladas de cana, volume 30% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.
Com menos cana para moer, a exportação de açúcar diminuiu. De acordo com o Ministério da Agricultura, os embarques caíram 15% de janeiro a maio em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo o presidente da UNICA, Antônio de Pádua Rodrigues, o dólar valorizado está ajudando os exportadores.
Além da redução na oferta de açúcar, outros fatores contribuíram para a queda nas exportações. A Tailândia, importante produtor mundial, aumentou a participação no mercado e só no primeiro trimestre exportou 70% mais que no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário