MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de junho de 2012

Caruaru, PE, mantém viva a chama da 'Noite das Fogueiras Ardentes'


Famílias se reúnem em volta da fogueira para festejar o São João.
No Alto do Moura, aposentada marca o encontro há 17 anos.

Thomás Alves Do G1 PE, em Caruaru

Aquela imagem saudosista da família que se reúne em volta da fogueira, para festejar o São João, ainda é muito vivenciada em Caruaru, Pernambuco. Na cidade que já registra mais de 300 mil habitantes, em meio ao crescimento e modernidade, a tradição chama atenção. Nos bairros, muita gente ainda contribui para não deixar apagar as chamas da "Noite das Fogueiras Ardentes"- como é chamado o costume na cidade.
Um dos locais onde pode se encontrar um grande número de fogueiras é no Alto do Moura, terra de Vitalino - mestre da arte do barro. Na avenida que leva o mesmo nome do artista, a família da aposentada Selizete Barros mantém o encontro marcado há 17 anos. Em casa, ela consegue reunir três gerações dos parentes, para assar milho na fogueira e celebrar em confraternização.
A aposentada Selizete Barros reúne família em volta da fogueira há 17 anos (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)A aposentada Selizete Barros reúne família em volta da fogueira há 17 anos (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)
"Para mim, isto é a maior alegria que Deus poderia me dar. Porque, dessa forma, consigo reunir minha família, que é muito grande. Eu tenho 10 filhos, 13 netos e 11 bisnetos. Aqui, só não veio um dos meus filhos,que mora em outra cidade. Isso é tradição e eu faço todos os anos. A única vez que deixei de acender fogueira, foi quando meu marido morreu. Mas, junto com minha família, eu consegui superar isso. Hoje, a festa também é importante para suprir a falta que ele me faz", relatou Selizete Barros.
Fogos de artifício são atrativos na festa (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)Fogos de artifício são atrativos na festa
(Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)
Ainda no Alto do Moura, outra família se reúne no calor da fogueira, só que com um atrativo a mais: os fogos de artifício. A família da dona de casa Hilda Rodrigues se diverte. O responsável pela folia é o artesão Samuel Rodrigues. "Eu gosto, principalmente, dos que brilham no céu porque eles são mais divertidos e todos da rua podem apreciar. Assim, vem gente que nem da família é", disse.
Para Hilda, mãe de Samuel, é um dos dias mais alegres. "São 70 pessoas reunidas. Todo mundo brinca junto, come, dança e conversa junto. É uma sensação muito boa. Dá muito orgulho e uma sensação deconforto", comentou.
Fogueiras
O grande número de fogueiras acesas já era esperado. É que, durante o dia, os vendedores de lenha estavam animados com o movimento e o lucro das vendas. Na Rua Rui Barbosa, no centro de Caruaru, a fogueira era vendida a partir de R$15. "Foi ótimo. O povo procurou bastante. Além de muita gente querer manter a tradição, há bastante opção, de todos os preços”, relatou Edilson de Lima Santos, vendedor.
Acender a fogueira é tradição em Caruaru (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)Acender a fogueira é tradição em Caruaru (Foto: Thomás Alves/TV Asa Branca)
Programação junina
Além das fogueiras, tem quem prefira sair de casa para curtir a programação junina de Caruaru. A cidade está lotada por causa da variedade de eventos. No Pátio de Eventos Luiz Gonzaga - principal polo junino - se apresentam a banda Brasas do Forró, o cantor caruaruense Azulão (um dos homenageados da festa), Jorge de Altinho, Santanna e Forró da Pegação. No local, a festa começa às19h30.
Há também programação na antiga estação ferroviária. O local é um aglomerado cultural e reúne polo do repente, polo alternativo, palhoção para quadrilhas e palhoça pé-de-serra. Além disso, há uma cidade cenográfica, com atividades e personagens juninos, que interagem com o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário