MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Agricultores de São Paulo apostam no cultivo de mini hortaliças


Plantas são colhidas ainda na fase de desenvolvimento.
Preço na hora da venda é bem maior para os produtores.

Do Globo Rural

Agrião, alface, rúcula, pequenas no tamanho, mas com grande potencial de mercado. As chamadas baby leaf, as hortaliças em tamanho reduzido, chegaram ao Brasil há dois anos.
Em Holambra , interior de São Paulo, o agricultor Feliciano Ribeiro cultiva 12 tipos de folhas. A qualidade dos produtos chama a atenção.
As sementes são importadas da Holanda e vão para uma placa de espuma, para o cultivo no sistema de hidroponia. As estufas mantém a umidade, temperatura e luminosidade ideais para o crescimento.
As baby leafs aproveitam a onda dos produtos mini: legumes, verduras e frutas em tamanho reduzido. Os produtos mini são variedades que crescem até um tamanho determinado, já a baby leaf é colhida antes da hora. No caso da alface lisa adulta, por exemplo, o tempo de colheita é de 80 dias, mas para a variedade baby, ela está pronta para o mercado na metade desse tempo.
O Instituto Agronômico de Campinas tem feito pesquisas para aumentar a produção das baby leafs e já obteve colheitas reutilizando o subextrato de côco. Agora, os técnicos procuram alternativas para a colheita em grande escala.
A grande vantagem da baby leaf em relação ao produto tradicional é o ganho no preço. "Um saquinho com 120 gramas de alface sai por R$ 3 no mercado, bem mais caro que o comum", explica Luiz Felipe Fernando, agrônomo do IAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário