MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Turistas perdem voo por falta de vacina contra febre amarela


Oito uruguaios não conseguiram o medicamento em postos de São Luís.
Na última unidade, até a presença de um cão é ignorada pelos profissionais.

Do G1 MA
Grupo de turistas (de costas) aguardava vacina em Unidade Mista do Itaqui-Bacanga (Foto: Douglas Pinto/G1 MA)Grupo de turistas aguardando vacina em Unidade
Mista Itaqui-Bacanga (Foto: Douglas Pinto/G1 MA)
Oito turistas uruguaios, que deveriam retornar ao seu país nesta quinta-feira (10), perderam o voo por não terem conseguido tomar vacina contra febre amarela. De acordo com o grupo, que percorreu alguns postos de Saúde na capital maranhense, o medicamento não foi encontrado em nenhum local, o que impossibilitou o embarque. Além disso, os uruguaios também tiveram seus passaportes retidos.
Na última Unidade de Saúde visitada pelo grupo uruguaio, na área Itaqui-Bacanga, enquanto os pacientes aguardavam atendimento médico nos corredores, um cachorro permanecia nas dependências internas do Posto.
Visto como algo banal, a presença do animal não parecia ter sido sequer notada pelos profissionais de saúde que trabalham na Unidade.
Cachorro é ignorado até mesmo pelos profissionais da Saúde (Foto: Douglas Pinto/G1 MA)Cachorro é ignorado até mesmo pelos profissionais da Saúde (Foto: Douglas Pinto/G1 MA)
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão informou ao G1 que a vacina contra a febre amarela não está em falta. Além disso, que o último repasse feito pelo Ministério da Saúde ao Estado foi na sexta-feira (4). Segundo a Secretaria, a vacina está disponível nas seguintes unidades, de responsabilidade do Governo:
Centro de Saúde Paulo Ramos - Centro de São Luís
Maternidade Marly Sarney - bairro Cohab
Centro de Especialidades do bairro Vinhais
O G1 procurou a Anvisa para checar se o procedimento de imunização para embarque em voos internacionais é de praxe, porém não obteve resposta. A equipe procurou, também, a assessoria de comunicação da Polícia Federal  para explicar a razão da retenção dos passaportes uruguaianos, porém esta funciona apenas no turno matutino.
A Secretaria de Saúde de São Luís também foi procurada pelo G1. Em nota, informa que as vacinas contra a Febre Amarela foram enviadas pelo Ministério da Saúde em número limitado, pois foi priorizada a remessa das vacinas contra a gripe, devido à campanha. De acordo com o órgão, em 15 dias a situação deve se normalizar. A Secretaria informou também que não há nenhum risco de reaparecimento da Febre Amarela, já que a população está toda vacinada e desde a década de 40 não se registra nenhum caso de Febre Amarela Urbana no Brasil.
Sobre a presença do cachorro na Unidade Mista da área Itaqui-Bacanga, a Blitz Urbana informou que enviará uma equipe de fiscalização ao local para fazer a apreensão de animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário