MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Trabalhadores rurais ocupam prédio do Incra no Distrito Federal


Cerca de 350 pessoas improvisaram acampamento em 4 andares do prédio.
Manifestantes pedem assentamento de 490 famílias despejadas de fazenda.

Do G1 DF

Trabalhadores rurais ligadao à Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf) ocuparam na tarde desta terça-feira (8) o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Distrito Federal para pedir o assentamento de 490 famílias que ocupavam uma fazenda em Brazlândia. Eles foram retirados da fazenda por decisão judicial há cerca de um mês.
Trabalhares rurais montam acampamento no prédio do Incra DF (Foto: Káthia Mello/G1)Trabalhares rurais montam acampamento no prédio do Incra DF (Foto: Káthia Mello/G1)
Os trabalhadores, que ocuparam o prédio por volta das 16h, acamparam nos corredores e tomaram conta da portaria principal. De acordo com os seguranças do Incra, eles estão com a chave do portão do prédio. “Eles chegaram a pé e em dois ônibus. Foi meio de surpresa. Os funcionários foram descendo mas não houve violência”, contou um dos seguranças do plantão.
Cerca 350 famílias estão espalhadas pelos quatro andares do prédio. Mulheres e crianças se acomodaram em colchonetes para passar a noite no prédio.
Famílias com crianças ocupam espaços improvisados dentro do prédio (Foto: Káthia Mello/G1)Família com criança ocupa espaço improvisado no prédio (Foto: Káthia Mello/G1)
Uma cozinha improvisada foi montada no térreo. Elas levaram galões de água, panelas e legumes para o preparo de uma sopa.
Os trabalhadores rurais dizem que só vão deixar o local com uma solução para o problema. “As famílias que estão aqui são famílias estão vivendo na beira da estrada. Há um mês nós ocupamos a Secretaria de Agricultura e conseguimos um acordo com o governo do Distrito Federal e o Incra, mas eles não cumpriram. Nós queremos um lugar para a gente, nem que seja provisório”, diz o coordenador do movimento, Ariolino Ferreira Costa.
Trabalhadores controlavam portão de entrada do Incra/DF nesta terça-feira (8) (Foto: Káthia Mello/G1)Trabalhadores controlavam portão de entrada do
Incra/DF nesta terça-feira (8) (Foto: Káthia Mello/G1)
De acordo com ele, na época a Secretaria de Agricultura e o Incra se comprometeram em encontrar um local para que eles se instalassem até o assentamento definitivo.
O Incra informou que só vai se manifestar quando receber a pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais.
Índios
Nesta segunda, um grupo de índios do Acre ocupou o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai) para pedir uma audiência com a direção do órgão. Nesta tarde, a ocupação continuava.
Na quinta-feira passada, outra tentativa de invasão de prédio público terminou em confronto entre um grupo de sem-teto e a polícia no Palácio do Buriti, sede do governo do DF. Eles protestavam contra decisão judicial que os obrigava a deixar uma área em Ceilândia onde vivem cerca de mil famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário