MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 26 de maio de 2012

Secretaria de Saúde monitora casos de leptospirose, em Manaus


Moradora do Educandos foi diagnosticada com a doença.
Mais dois pacientes apresentam suspeitas de leptospirose.

Do G1 AM

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) monitora os casos de leptospirose em Manaus. De acordo com o órgão, desde o início do período de cheia, um caso já foi confirmado e dois pacientes foram atendidos com suspeitas da doença.
Nesta semana, a secretaria confirmou o primeiro caso de Leptospirose nas áreas alagadas em Manaus. Uma moradora do bairro Educandos teve o diagnóstico confirmado pelo exame sorológico. O neto da paciente, de três anos de idade, também está com suspeita de leptospirose e aguarda o resultado dos exames.
Segundo a Secretaria, ambos passam bem e não precisaram ser internados. Já um homem de 24 anos, morador do bairro da Betânia, está internado na UTI de um hospital particular em quadro estável, com suspeita da doença.
De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Deodato, em 2011 foram confirmados 58 casos de leptospirose, em Manaus. Este ano, até o momento, são 18 casos confirmados. "Embora dentro da média de ocorrência para o período, a identificação de casos em áreas afetadas pela enchente deve servir de alerta, para que as pessoas adotem os cuidados necessários para reduzir os riscos de adquirir a doença", afirmou.
A Semsa informou que a Leptospirose é uma infecção bacteriana, que pode se manifestar nas formas moderada ou mais severa. O contágio se dá pelo contato direto com a urina de animais infectados ou pela exposição à água contaminada pela Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da pele, disseminando-se na corrente sanguínea.
Em visitas domiciliares nas áreas alagadas, equipes de saúde da Semsa registraram 1.062 casos de doenças diarreicas. Cerca de 400 pessoas apresentaram formas graves de diversas doenças e foram encaminhadas para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde ou Serviços de Pronto-Atendimento. Os demais receberam acompanhamento em domicílio, incluindo a disponibilização de soro oral, para combater quadros de desidratação, associados à diarreia.
Segundo a Semsa, mais de 4,1 mil pacotes de soro oral foram distribuídos nas áreas alagadas. A Secretaria faz a distribuição de hipoclorito de sódio, orientando famílias sobre a utilização do produto para o tratamento da água utilizada para o consumo doméstico. Já foram distribuídos 4,7 mil frascos do produto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário