MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Saiba como descartar corretamente baterias e pilhas fora da validade


Em Codó, muita gente descarta a bateria no lixo doméstico.
A prática compromete o meio ambiente e a saúde humana.

Do G1 MA com informações da TV Mirante
Você sabe o que fazer com a bateria do celular depois que ela perde a validade? Em Codó, muita gente descarta a bateria no lixo doméstico. Uma prática que compromete o meio ambiente e a saúde humana.
No interior do Maranhão o hábito da maioria ainda é o praticado por seu Valdecir. Quando a bateria do celular dele perde a validade ele, simplesmente, joga no lixo doméstico que é coletado pelo serviço de limpeza pública, que vai parar no lixão da cidade.
Isso não deve ocorrer porque essas baterias são compostas de substâncias altamente tóxicas como Cádmio, chumbo e mercúrio. Todas nocivas ao meio ambiente e, principalmente, à saúde humana.
Para montar um Centro de Recolhimento delas em Codó, Reginaldo teve que aprender sobre os perigos que elas representam. Ele dá um exemplo do que ocorre quando uma destas entra em contato com o solo.
Pilhas e baterias não podem ser dercartadas junto ao lixo comum (Foto: Reprodução/TV Mirante)Pilhas e baterias não podem ser dercartadas junto
ao lixo comum (Foto: Reprodução/TV Mirante)
“Num rádio de 10 metros quadrados você pode plantar qualquer coisa que não nasce nada, mata tudo” afirma. Para a saúde humana, são os médicos que atestam o perigo. As substâncias nelas contidas causam os chamados distúrbios metabólicos que podem resultar em diversas doenças.
Por ano, o Brasil produz algo em torno de 670 milhões de pilhas e baterias, mas recolhe bem menos por causa da falta de consciência entre os usuários. Da cidade de Codó, apenas cerca de 300 mensalmente são enviadas par uma empresa de São Paulo, por meio do trabalho de Reginaldo que tem uma loja de conserto de celulares. A melhor forma de dar o destino adequado é ver na sua cidade se há alguém responsável por esta coleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário