MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Rolls Royce presidencial será exibido ao público toda sexta


Modelo, avaliado em até R$ 5 milhões, só tem três exemplares no mundo.
Visitação ocorrerá nas tardes de sexta, durante arreamento da bandeira.

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

O famoso carro Rolls Royce, dentro do qual desfilaram todos os presidentes da República em quase 60 anos, passará a ser exposto ao público na área externa do Palácio do Planalto, em Brasília. Depois de receber diversos pedidos do público, o gabinete da Presidência autorizou a visitação ao carro todas as sextas-feiras, durante cerimônia de arreamento da bandeira.
Modelo da montadora inglesa Rolls Royce, produzido em 1952, chegou ao Brasil no ano seguinte, sob a Presidência de Getúlio Vargas (Foto: Priscilla Mendes/G1)Modelo da montadora inglesa Rolls Royce, produzido em 1952, chegou ao Brasil no ano seguinte, sob a Presidência de Getúlio Vargas (Foto: Priscilla Mendes/G1)
O veículo ficará em frente à entrada principal da sede da Presidência, durante a cerimônia de arreamento, que ocorre todas as sextas-feiras das 16h30 às 17h30. Qualquer pessoa que passar próximo ao local poderá matar a curiosidade, já que o carro está em uma área externa e não é necessário passar pelo ritual de segurança que a entrada no palácio exige.
Veículo foi usado por todos os presidentes desde sua chegada, nos anos 50 (Foto: Priscilla Mendes/G1)Veículo foi usado por todos os presidentes desde
sua chegada, em 1953 (Foto: Priscilla Mendes/G1)
O arreamento da bandeira já é tradicional e atrai turistas todas as semanas. Na ocasião, a banda dos Dragões da Independência toca, além dos hinos Nacional e da Bandeira, músicas populares. Nesta sexta-feira (4), os músicos escolheram "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso; o tema do musical "O Fantasma da Ópera"; e "Do Leme ao Pontal", de Tim Maia.
O carro – verdadeira relíquia fabricada em 1952, na Inglaterra – é usado pelos presidentes da República em apenas duas ocasiões: desfile militar de 7 de setembro e posse presidencial.
Segundo informações da Coordenação de Transporte do Planalto, desde a sua chegada ao Brasil, em março de 1953, o veículo transportou todos os presidentes além de personalidades como o ex-presidente Charles De Gaulle, a rainha Elizabeth II e o astronauta Yuri Gagarin.
Relíquia
O Rolls Royce foi entregue ao ex-presidente Getúlio Vargas em 1953, mas só foi incorporado ao patrimônio da Presidência da República em 1968. Só existem três exemplares deste modelo no mundo. Avaliado entre 2 e 5 milhões de reais, é objeto de cobiça de colecionadores. O carro rodou apenas 28 mil quilômetros e faz quatro quilômetros por litro de gasolina. Transporta sete pessoas.
O veículo tem motor de 6 cilindros em linha, é movido à gasolina, pesa 2.500 quilos, tem 1,85 metro de altura; 5,65 metros de comprimento e 2,30 metros de largura. Para manter a relíquia, um funcionário do Planalto dá partida no carro uma vez por semana e dirige por cerca de 20 minutos dentro da garagem da Presidência, onde fica guardado.

O Rolls Royce era exibido ao público apenas uma vez por mês, durante a cerimônia conhecida como "Bandeirão" – em que a bandeira nacional da Praça dos Três Poderes é trocada. A cerimônia ocorre no primeiro domingo de cada mês, das 9h30 às 14h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário