MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Remédio anti-Aids na gravidez é seguro para mãe e bebê, diz estudo


Mulheres usaram antirretroviral durante a gravidez e não tiveram problemas.
Bebês não nasceram com deformações ou problemas ósseos.

Do G1, em São Paulo

Uma pesquisa realizada com mulheres africanas portadoras do HIV, que usaram remédio anti-Aids durante a gestação, concluiu que a medicação se mostrou segura a gestante e ao bebê. O estudo foi publicado nesta terça-feira (15) na revista científica “PLoS Medicine”.
Foram dados às gestantes o antirretroviral Tenofovir, que age como um “freio” na multiplicação do vírus HIV, causador da Aids.
Os pesquisadores liderados por Diana Gibb, do Medical Research Council, em Londres, na Inglaterra, analisaram dados de grávidas com HIV positivo do Zimbabue e Uganda, que fizeram terapia antirretroviral durante a gravidez, e de seus filhos. Três mil adultos foram analisados e os bebês foram observados por mais de quatro anos.
A maioria das mulheres que ficaram grávidas tomou o antirretroviral antes e durante a gravidez, e, segundo os pesquisadores, não houve aumento da proporção de recém-nascidos que morreram assim que nasceram ou apresentaram deformações, comparados com os que não foram expostos ao antirretroviral no período.
Além disso, os pesquisadores observaram que nenhum dos recém-nascidos sobreviventes era HIV positivo e não tinham problemas nos rins ou fraturas ósseas após dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário