MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Queijo 'gigante' de 1,5 tonelada é atração de festa rural em cidade de MT


Festa surgiu após protesto de produtores rurais há 10 anos.
Queijo frescal produzido na festa é o maior do Brasil.

Do G1 MT

Maior queijo frescal do país foi distribuído para os moradores de Curvelândia  (Foto: Assessoria/Prefeitura)Maior queijo frescal do país foi distribuído para os moradores de Curvelândia (Foto: Assessoria/Prefeitura)
Trabalhadores rurais e artesãos produziram um queijo 'gigante' com mais de 1,5 tonelada na tradicional Festa do Queijo, realizada neste final de semana em Curvelândia, a 311 quilômetros de Cuiabá. O evento foi criado há 10 anos para homenagear os produtores de leite que vivem na região.
De acordo com os organizadores, para fazer o queijo foram necessários 12 mil litros de leite, fornecidos pelos próprios produtores da cidade. O 'queijo gigante', do tipo minas frescal, é reconhecido pelo Ranking Brasil- sistema oficial de recordes brasileiros- como maior queijo desse tipo produzido no país.
O produto bateu o próprio recorde de peso nos eventos anteriores, totalizando 1.503 mil quilos do produto, que foi distribuído para os visitantes da festa. Mais de 70 pessoas entre artesãos rurais, produtores e alunos de cursos técnicos do Instituto Federal de Cáceres ajudaram a produzir o queijo.
Ainda segundo os organizadores, o tempo de preparação foi de cinco horas dentro de uma indústria de laticínio da cidade. Após ser produzido, o queijo ficou dentro de uma câmara fria.
A festa do queijo surgiu no ano de 2002 após um protesto de produtores rurais realizado na BR-070, contra reivindicação de melhores preços do leite. Na época, houve uma queda expressiva no preço do produto. Nos últimos dois anos a festa do queijo alcançou a marca de 990kg em 2010 e 1.2 mil quilos no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário