MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Qualidade e preço contribuem para alta na exportação de arroz do RS


De janeiro a maio, o Brasil exportou quase 473 mil toneladas de arroz.
Saca de 60 quilos vale R$ 27,50 em Uruguaiana, no RS.

Do Globo Rural

O arroz brasileiro ganha cada vez mais espaço no mercado internacional. De janeiro até maio, as exportações dobraram em relação ao mesmo período do ano passado.
No Rio Grande do Sul, os trabalhos no campo e na indústria estão a todo vapor. Em períodos de safra chegam diariamente na indústria em Itaqui, fronteira oeste do estado, até seis mil toneladas de arroz compradas dos produtores gaúchos. O produto tem como destino o mercado interno e também as exportações.
Em março, foram exportadas 186 mil toneladas de arroz, o que equivale a aumento de 57% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado. Sessenta países compram o arroz produzido no Brasil.
No primeiro quadrimestre deste ano, o valor médio da tonelada de arroz no mercado internacional está cerca de 5% mais alto do que o registrado no mesmo período do ano passado.
O preço e a qualidade do arroz brasileiro têm garantido o ritmo das vendas. O desafio é manter o mercado externo abastecido. De janeiro até maio, o Brasil exportou quase 473 mil toneladas de arroz, volume que praticamente dobrou em relação ao ano passado.
Para Luiz Antônio Queiroz, um dos diretores da associação que representa os produtores de arroz, o bom desempenho pode causar reflexo no campo. “Conseguiu-se duas coisas: a qualidade do produto e um câmbio que se torna cada vez mais favorável, permitindo a continuidade das exportações. Por outro lado, nós temos uma quebra de safra, que deverá refletir nos preços do mercado interno”, explica.
A saca de 60 quilos está valendo R$ 27,50 em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A alta é de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário