MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Propriedades de MG estão em alerta por causa de doença em cavalos


Fazendas foram interditadas por causa da suspeita de um foco de mormo.
Doença ataca os cavalos e pode ser transmitida para o homem.

Do Globo Rural

A atenção dos técnicos está focada em uma égua de 12 anos de uma fazenda em Varzelândia, a 150 quilômetros de Montes Claros. O exame de sangue realizado em abril deu positivo, mas para comprovar a doença, um teste específico foi realizado. Um representante do Ministério da Agricultura veio de Belo Horizonte para o procedimento.
O mormo é causado por uma bactéria. Se diagnosticado, o animal precisa ser sacrificado e a ação precisa ser rápida, já que o risco de contaminação é grande.
Um animal com mormo pode apresentar secreção nasal, dificuldades respiratórias, febre e, em casos mais crônicos, feridas na pele. Ele deve ser sacrificado, já que é uma doença bastante contagiosa que pode ser transmitida, inclusive, para o homem.
A primeira suspeita surgiu no início de abril em um haras em Montes Claros. O exame de sangue de uma égua deu positivo.
No norte de Minas Gerais, quatro fazendas foram interditadas. Os técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária, o IMA, trabalham com a hipótese que os animais com casos suspeitos da doença tenham passado por estes locais, por isso, cerca de 400 animais estão sendo monitorados.
Os criadores da região estão em alerta e já contabilizam os prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário