MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pronto Socorro de Divinópolis, MG, atende 21 cidades e está superlotado


Sem emergência nos hospitais da região, pacientes procuram a cidade.
Falta de leitos faz internações durarem mais de um dia e agrava situação.

Do G1 Triângulo Mineiro

Pessoas aguardam atendimento no hospital (Foto: Reprodução/TV Integração)Pessoas aguardam atendimento no hospital
(Foto: Reprodução/TV Integração)
A falta de atendimento de urgência e emergência em hospitais da região Centro-Oeste do estado tem sobrecarregado o Pronto Socorro de Divinópolis. As internações agravaram a situação já que os pacientes que deveriam ficar na unidade por 24h são mantidos internados por mais de um dia por conta da falta de leitos.
O secretário adjunto de Saúde, Gilmar Santos, afirmou que o Pronto Socorro faz, em média, 350 atendimentos por dia, sendo que 30% desses são pacientes de outras cidades. Mesmo com saída de Nova Serrana como um dos municípios atendidos, a procura tem aumentado.

Segundo Gilmar Santos, mesmo depois de se descredenciar a Divinópolis, moradores de Nova Serrana continuam utilizando os serviços do Pronto Socorro. “Em Nova Serrana a situação está precária. Então temos que atender quem vem de lá mesmo sem ter repasse do município e arcar com despesas de hotelaria”, explicou.
A Secretaria de Saúde de Divinópolis recebe R$ 90 mil por mês para atender pacientes de outras cidades. O valor cobre apenas 24h de internação, mas, de acordo com a secretaria, 45% dos pacientes ficam mais de um dia internados. "Nós recebemos recursos dos 21 municípios credenciados, mas temos um déficit de R$ 310 mil só para atender as cidades da região", ressaltou Santos.
Segundo o secretário, são 70 leitos no Pronto Socorro e pela demanda seria necessário o dobro. “As pessoas atendidas no Pronto Socorro devem receber alta ou serem encaminhadas para o leito. No entanto, não há leitos suficientes e o Pronto Socorro vira um hospital de pequeno porte”, concluiu.

Secretaria de Nova Serrana nega
O secretário de saúde de Nova Serrana, Marcelo Batista Freitas, afirmou que nenhum paciente da cidade foi encaminhado pela secretaria para o Pronto Socorro em Divinópolis. No período em que houve interrupção do atendimento na maternidade do Hospital São José, as pacientes foram levadas para hospitais em Bom Despacho.
Ainda segundo o secretário, a maternidade está funcionando desde o dia 4 de maio. Quando há necessidade de transferência, como nos casos de internação no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), Freitas disse que o procedimento feito na cidade é o mesmo de todo o estado: o cadastramento na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário