MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Programa de agricultura de baixo carbono é debatido em Belém


Seminário incentiva a redução da emissão de gás carbono na atmosfera.
O Pará é um dos poucos a aderir ao programa, que tem meta até 2020.

Do G1 PA

Aconteceu nesta quinta-feira (24), em Belém, o Seminário de Sensibilização do Programa de Agricultura de Baixo Carbono (Programa ABC), projeto que tem como objetivo, promover a redução das emissões de gás carbono na atmosfera. O Pará é um dos poucos estados que já aderiu ao programa. O evento acontece no auditório do Banco da Amazônia e será coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).
Com metas e resultados previstos para até 2020, o programa ABC promoverá a redução das emissões de carbono através do incentivo a processos tecnológicos que neutralizam ou minimizam o impacto dos gases de efeito estufa no campo. Estimular a redução do desmatamento de florestas e incentivar a implantação e sistemas produtivos ambientalmente sustentáveis também fazem parte das metas do programa.
“O Pará assume uma posição de liderança mais uma vez porque é um dos primeiros estados a estruturar o Comitê Estadual do Programa ABC”, afirma Hildegardo Nunes, titular da Sagri. Segundo o secretário o crédito do programa no valor de R$ 3,15 bilhões, poderá ser disponibilizado aos agricultores paraenses para melhorar os cultivos e modernizar a pecuária, contribuindo para a redução de emissão de gases do efeito estufa.
De acordo com Hidelgardo, o crédito será concedido a fim de melhorar a eficiência produtiva para uma baixa emissão de gases do efeito estufa, além de contribuir com a condição de vida do homem, que é o objetivo maior.
A partir do seminário realizado hoje, serão oferecidas oficinas que vão focar temas específicos para capacitação de técnicos e produtores.
São parceiros do programa: Sagri, o Ministério da Agricultura, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural do Pará (UFRA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor), Agência de Defesa Agropeucária do Pará (Adepará), Secretaria Extraordinária do Programa Municípios Verdes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura, (Fetagri), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar e secretarias municipais de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário