MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Produtores rurais utilizam margens de rodovia para plantar urucum


Produtores são do município de Intinga, na área rural do Maranhão.
Destino da produção da região é o Sul e o Sudeste do país.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Alguns produtores rurais do município de Intiga do Maranhão, localizado a 608 km de São Luís, estão aproveitando as margens da Rodovia 010 para plantar urucum, em uma propriedade de 40 alqueires, em que 20 já estão ocupados pela plantação de cerca de 60 mil pés da planta.
Atualmente, o trabalho está voltado para a colheita, que foi iniciada no mês passado.
Os pés foram plantados no ano de 2009. A primeira colheita no ano passado não teve bons resultados. O lavrador, Antonio carvalho, afirma que a expectativa para a safra desse ano é das melhores. “Esse ano a produção está boa. A do ano passado deu menos. Esse ano, tá diferente os pés, estão bem carregados. No ano passado, teve pouco por que foi a primeira colheita. Da terceira em diante que vai desenvolver mais”, explicou.
O urucum é uma cultura que não precisa ser semeada após um ciclo produtivo. A cada colheita os pés sempre são podados. As sementes, depois de muídas, produzem uma tinta de cor amarelada vermelha e pode ser utilizada principalmente como corante na indústria alimentícia e na fabricação de cosmético e produtos farmacêuticos.
Toda a produção da região é vendida para a região sul do país, no Estado de São Paulo. A colheita desse ano, ainda vai durar cerca de um mês. A expectativa é de cinco toneladas do produto. O cultivo do urucum gera duas safras ao ano. A segunda ocorre em setembro.
Outras finalidades
Com inúmeras finalidades, a semente de urucum é utilizada em várias áreas, desde a culinária até a medicina. Na culinária é usada como condimento, corante. Na cosmética, a semente é utilizada no preparo de tinturas para pintar o corpo e na a fabricação de bronzeadores. Já na medicina é utilizada como medicamento fitoterápico, e é dotada de inúmeras características e propriedades bioquímicas aplicada em vários casos.
O consumo das folhas em forma de chá, alivia os pulmões, facilitando a respiração de pessoas resfriadas, asmáticas ou que sofrem de bronquites,mas é bom lembrar: o chá da folha do urucum deve ser consumido sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário