MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Produtores e pesquisadores discutem produção de leite em MS


De acordo com o IBGE, estado é o 12ª maior produtor de leite do país.
Pequenos produtores pedem maior assistência para aumentar a produção.

Do G1 MS com informações da TV Morena

Produtores e pesquisadores da área de produção leiteira de Mato Grosso do Sul debateram quais são as condições que o estado tem para dar um aumento no setor. Eles reuniram-se em Dourados, a 225 km de Campo Grande, durante a feira internacional do agronegócio.
O estado tem 30 mil produtores de leite e ocupa a 12ª posição no ranking brasileiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção anual ultrapassa os 500 milhões de litros de leite
Mas, para o presidente da associação de vendedores de leite de Dourados, Artur Freitas, falta ajuda especializada para aumentar a produção. “Não tem assistência adequada para o pequeno produtor, já para o grande produtor tem. Ele tem pernas para caminhar e o pequeno produtor precisa de ajuda”.
Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul (Seprotur), Paulo Engel, o estado tem potencial para se tornar um grande produtor para abastecer o mercado interno.
“Queremos no futuro atingir um nível de assistência técnica de pelo menos um profissional para no máximo 30 produtores. Isso é fundamental para que a produtividade aumente e o pequeno produtor consiga fazer com que seu leite melhore de qualidade”, afirma.
O produtor Sérgio Pereira Moraes tem um sítio de 5 hectares, diz produzir cerca de 170 litros de leite por dia, mas afirma que ainda quer aumentar a produção. “Eu acredito que consigo produzir uns 500 litros de leito por dia. Peguei um arrendamento agora e estou formando a pastagem, então pretendo a chegar a 500 litros com essas vacas”, afirma o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário