MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Produção de mel ganha espaço em meio às lavouras de girassol em MT


As abelhas ajudam na polinização e estimulam também florada do girassol.
Verticalização gera renda e oportunidades em municípios do estado.

Do G1 MT

Apicultores girassol (Foto: Reprodução/TVCA)Apicultores firmaram parcerias com agricultores
para a produção de mel. (Foto: Reprodução/TVCA)
A lavoura de girassol em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, está quase pronta para ser colhida. Mas antes mesmo do fim do ciclo, a safra já está rendendo lucros. Isso porque agricultores da cidade firmaram uma parceria com apicultores para a produção de mel durante o cultivo das plantas. A atividade é fruto de um projeto entre a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e o Departamento de Agricultura Familiar da cidade.
A florada de girassol dura em média 15 dias. As abelhas têm este período para ajudar na polinização e na produção do mel. Em um hectare de girassol com cerca de 10 colmeias é possível ter em torno de 200 quilos de mel.
O engenheiro agronômico Adilson Massago explica como funciona a integração das produções. "O mel é um produto regionalizado. Os pequenos produtores retiram as colmeias da Áreas de Preservação Permanentes (App's) e colocam na cultura de girassol. Existe um fortalecimento e parceria entre grande e o pequeno produtor", disse.
 Se fosse feito este modo de produção em toda a área plantada com girassol em Campo Novo do Parecis, a atividade renderia R$ 60 milhões. A conta é simples: o município tem mais de 30 mil hectares reservados para a cultura, a maior área plantada do país. Cada hectare produzindo 200 quilos daria 6 mil toneladas de mel. O quilo do produto é vendido a R$10.
Vitório Herlotz é produtor de girassol e mantém uma parceria que já dura há quatro anos com o apicultor Lúcio Nicodemos Mietto. Mais de 100 colmeias foram espalhadas pela lavoura. "Alguns dados da Embrapa mostram que aumenta em 30% a produtividade do girassol na lavoura e esse é o primeiro interesse. Sabemos que o girassol tem um grande potencial".
Segundo o técnico da Empaer, Edson Ribeiro da Silva Nunes, o modelo de produção praticado nas floradas é uma tendência mundial. Da mesma forma que nas lavouras de girassol, outras culturas estão sendo verticalizadas. "Aqui a gente tem o girassol, outros locais a laranja. Foi conversado com os produtores para que cedesse a área para o apicultor, tendo uma verticalização, o apicultor pode vender para até para a merenda escolar, aí vai ter mais renda", observou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário