MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 8 de maio de 2012

Processamento de frutas garante renda a assentados do sertão de SE


Cinquenta assentados participam do processo de fabricação de doces.
A produção da fábrica, inaugurada este ano, é vendida na própria região.

Do Globo Rural

O processamento de frutas se tornou uma fonte de trabalho e renda dos agricultores de um assentamento do sertão de Sergipe. Eles montaram uma fabriqueta de doces que são produzidos a partir das frutas cultivadas no lugar.
Os frutos que apodreciam no chão têm novo destino no assentamento Barra da Onça, município de Poço Redondo, no sertão de Sergipe. Cinquenta assentados participam do processo de fabricação de doces feitos a partir das frutas cultivadas no lugar. A coleta é a primeira etapa e envolve quase toda a comunidade.
É época de umbu. Para dar conta de cerca de 2,5 mil umbuzeiros é preciso a ajuda de 35 catadores. As mulheres da cozinha são supervisionadas por uma culinarista do projeto Frutos da Floresta, que oferece capacitação às agricultoras.
A produção da fábrica de doces, inaugurada este ano, é vendida na própria região. Cada agricultor recebe uma média de meio salário mínimo por mês. Essa é uma boa oportunidade para quem não tinha renda fixa.
As agricultoras também aprendem a beneficiar as sementes. O que era descartado se transforma em mudas, o que contribui para aumentar a área verde da caatinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário