MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Presidente da CPI tentará convocação de Roberto Gurgel


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Brasília - O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse nesta sexta-feira que a comissão deve votar na próxima quinta-feira, 17, um pedido para se convocar para depor o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Deputados e senadores do PT e o senador Fernando Collor (PTB-AL) defendem a ida de Gurgel à comissão para explicar porque, em 2009, ele não abriu um inquérito para investigar o envolvimento do senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) e dos deputados Sandes Junior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) com o esquema de Carlinhos Cachoeira durante a Operação Vegas da Polícia Federal.

Gurgel já sinalizou que não pretende ir à CPI caso seja convocado. Ele pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ser desobrigado a ir à comissão. O argumento é o de que estaria impedido legalmente de depor como testemunha porque é o acusador contra Cachoeira e os parlamentares no STF.

Em outra frente de pressão a Gurgel, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) apresentou requerimento para cobrar a quebra do sigilo telefônico da subprocuradora Cláudia Sampaio, mulher dele. O pedido tem como base as informações repassadas pelo delegado Raul Alexandre Marques Sousa à CPI na sessão reservada de terça-feira de que ela, que cuidou do caso, não o levou adiante.

A quebra de sigilo valeria desde 21 de maio de 2009. Cláudia disse a pessoas próximas que não levou adiante as investigações porque não encontrou "elementos concretos" para pedir abertura de inquérito contra os parlamentares ao Supremo. Só não pediu o arquivamento porque, segundo ela, a Polícia Federal lhe pediu para segurar o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário