MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Por causa da seca, 90% das lavouras estão perdidas em Anagé, BA


Há dois anos, Anagé está em estado de emergência por causa da seca.
Há três meses foi decretado estado de calamidade pública.

Do Globo Rural

O cenário é desolador. As braúnas consumidas pela forte seca e pelo calor da região perderam as folhas. No leito seco de um riacho, os urubus se alimentam. Nas lavouras, plantações inteiras foram perdidas, o pasto perdeu cor e tamanho e está seco.
Na área urbana são menos de cinco mil pessoas, mas na zona rural, mais de 20 mil pessoas sofrem os reflexos da estiagem . Em lugares onde a água tratada e encanada não chega,  como o povoado de Terra de Mandioca, a 25 quilômetros de Anagé, a única alternativa dos moradores para conseguir água era recorrer à fontes naturais como açudes e lagoas, mas este ano, nem isso é possível.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anagé, 90% das lavouras de agricultura familiar estão totalmente perdidas pela falta de chuvas.
Sem água, o rebanho de Marinalvo Lima está perdendo peso. O pecuarista já imagina o que terá que fazer para conseguir matar a sede dos animais quando a água acabar de vez. "A gente vai ter que procurar água em outros municípios", conta desanimado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário