MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de maio de 2012

População usa redes sociais e muda decisões políticas no interior de SP


Grupo de Ribeirão Preto pressionou vereadores a diminuir reajuste salarial.
Movimentos políticos mundiais fortalecem protestos locais, diz sociólogo.

Do G1 Ribeirão e Franca

Protesto apelidado de Panelaço protesta contra aumento salarial na Câmara de Ribeirão Preto. (Foto: Leandro Mata/G1)Protesto apelidado de Panelaço protesta contra aumento salarial na Câmara de Ribeirão Preto. (Foto: Leandro Mata/G1)
A redução no número de vereadores em Jaboticabal aprovada na última segunda-feira (7) é o episódio mais recente de uma série de decisões políticas tomadas após pressão popular no interior de São Paulo. Duas semanas antes, a Câmara de Ribeirão Preto (SP) também se viu obrigada a recuar da decisão de aumentar em 40% os salários dos vereadores.
Manifestantes distribuiram panfletos contra aumento de vagas na Câmara de Jaboticabal, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Manifestantes distribuiram panfletos contra aumento
de vagas na Câmara de Jaboticabal, SP
(Foto: Reprodução/EPTV)
Os casos têm em comum a mobilização de grupos sem vínculo partidário que se articularam por meio das redes sociais na internet para lutar contra decisões consideradas abusivas. “A classe política ainda não entendeu a profundidade e o significado dos movimentos populares, principalmente após o advento da internet”, afirmou o sociólogo Delson Ferreira.
Ele usa como exemplo o Movimento do Panelaço que começou a se organizar no Facebook e após uma passeata e oito protestos em sessões na Câmara de Ribeirão conseguiu pressionar os vereadores a fixarem salários menores para a próxima legislatura, com início em 2013. “O vínculo virtual tem cada vez mais força política. É medíocre quem pensa que um grupo no Facebook não muda nada. A internet é um facilitador para o encontro dessas pessoas que pensam de maneira igual e vão agir juntos pelos seus ideais”, disse.
Outro movimento que conseguiu atingir seu objetivo em Ribeirão foi a campanha "20 vereadores bastam" que teve origem em entidades de classe, mas depois usou a internet como forma de divulgação. Em quatro meses, o grupo recolheu 31 mil assinaturas contra o aumento no número de cadeiras na Câmara de 20 para 27. Apó o abaixo-assinado ter sido entregue, o Legislativo da cidade marcou reunião para estabelecer um número menor de parlamentares.
Ferreira explicou que, nesses casos, como a informação circula pela internet chega  rapidamente até os diversos setores da socieadade e às pessoas que acreditam naquele ideal, conquistando mais adeptos.
Ainda segundo ele, os grupos locais se fortalecem quando percebem efeitos positivos de movimentos políticos em todo o mundo, como a queda e a morte do ditador Muammar Gaddafi na Líbia e mais recentemente o movimento dos indignados contra a crise econômica na Espanha. "No século 21 esses grupos regionais se somam à pressão internacional e à consciência generalizada de que as pessoas do mundo inteiro estão lutando pelos seus direitos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário