MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Políticas públicas para índios Guajajara são debatidas na OAB/MA


Índios guajajaras reclamam de falta de água, energia, saúde e segurança.
Este ano, três índios já foram assassinados em Grajaú e Barra do Corda.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Órgãos defensores dos direitos indígenas se reuniram, nesta segunda-feira (7), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB), para denunciar os problemas que vem sendo enfrentados pelos índios guajajaras que vivem no territória Canabrava.
"Falta o básico nas várias aldeias que a gente tem visitado", contou Rosana Araújo, coordenadora do Conselho Indigenista Missionário.
Entre as reclamações, as principais são a ausência de postos de saúde, telefone e carros para transportar índios doentes. Segundo os indígenas, a abertura de uma rodovia dentro da reserva guajajara tem facilitado ações criminosas na área.
Além dos assaltos, outra questão que está preocupando a Comissão de Direitos Humanos da OAB são os crimes de pistolagem, que vem ocorrendo com frequência em território indígena, principalmente no trecho entre os municípios de Grajaú e Barra do Corda. O receio da comissão é que a falta de respostas para esses crimes acabe resultando na interdição total da BR-226, como forma de protesto.
Apenas nos meses de março e abril, três índios já foram assassinados em Grajaú e Barra do Corda. A secretária estadual de Igualdade Racial disse que, com a reunião, medidas para a resolução dos problemas devem ser apresentadas. "A secretaria, dentro do seu papel, vai articular, com a Funai, estratégias que possam solucionar essas demandas de políticas públicas e, principalmente, a questão da segurança", enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário