MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Polícia autua dois produtores rurais por drenarem água de rio no RS


Proprietários de áreas com drenagem foram autuados por crime ambiental.
Rio é o principal fornecedor de água de Cruz Alta, no Noroeste do estado.

Do G1 RS, com informações da RBS TV

Policiais percorrem área do Rio Lajeado da Cruz  (Foto: Reprodução/RBS TV)Policiais percorrem área do Rio Lajeado da Cruz
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O Comando Ambiental da Brigada Militar em Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, realiza desde a manhã desta sexta-feira (11) uma operação para flagrar proprietários rurais realizando intervenções no Rio Lajeado da Cruz de maneira irregular. Segundo a polícia, foram encontradas drenagens em uma área de banhado para lavouras de soja, o que é proibido, em duas propriedades.
Os policiais fotografaram as irregularidades. As imagens serão encaminhadas ao Ministério Público, e os dois produtores foram autuados por crime ambiental.
"Eles fazem a drenagem porque o solo é muito úmido para plantar soja. Eles criam valetas, fazem drenos, colocam o cano e depois recobrem. Assim, canalizam a água e a direcionam para outro local", explicou ao G1 o tenente Fernando Hockmuller, do 1º Pelotão Ambiental da Brigada Militar em Cruz Alta.
O Rio Lajeado da Cruz é o principal fornecedor do abastecimento de água do município. A água na barragem está pouco menos de um metro abaixo do nível normal. Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a estiagem não é a única causa do baixo nível do reservatório. A falta de preservação das nascentes e banhados é outra causa do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário