MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pernambuco recebe, pela primeira vez, o Fórum Nacional de Reitores


A partir de 4ª feira, evento vai debater qualidade de ensino e avaliações.
Para assistir às mesas e palestras, é preciso se inscrever no local.

Do G1 PE

Carlos Calado, reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) (Foto: Katherine Coutinho/G1)Carlos Calado é o reitor da Universidade de
Pernambuco (UPE) (Foto: Katherine Coutinho/G1)
A Universidade de Pernambuco (UPE) vai receber a 50ª edição do Fórum Nacional de Reitores, promovido pela Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O evento, que começa nesta quarta-feira (23) e vai até o sábado (26), chega pela primeira vez ao Estado, com o tema “A qualidade da educação superior e os modelos de avaliação brasileiros”. Além disso, serão discutidas, como sub-tema, “Estratégias de construção de redes interinstitucionais no ensino, pesquisa e extensão”.

Para o professor Carlos Calado, reitor da UPE, esse é um fórum de grande importância. “Estaremos discutindo em conjunto o fortalecimento das universidades de ensino superior do País. Vamos falar sobre qualidade de avaliação, pois entendemos que é importante abrir mais vagas, mas também é importante que estes alunos recebam uma qualidade de ensino compatível à competitividade do mercado brasileiro”.

Na programação estão confirmadas palestras com membros do governo e da academia, como Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Também estarão presentes nomes como Amaro Lins, secretário da Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), e a professora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O reitor da UPE ressalta a importância dos debates, e afirma que todos estão convidados para as mesas. “Vamos trazer representantes de várias áreas, e do governo central, para falar quais as políticas que estão sendo estabelecidas em relação à avaliação, tanto do ensino presencial quanto do ensino à distância. Os debates serão abertos, exceto por uma reunião do Conselho de Reitores da Universidade, na quinta-feira à tarde. Mas queremos que a sociedade participe, e enriqueça o debate”.

Quanto às melhorias que o fórum pode trazer para os estudantes, Carlos Calado afirma que “afeta positivamente os que estão hoje, os que irão entrar e os que já se formaram, mas querem continuar com processos como pós-graduação, mestrados e doutorados. Entendemos que a busca da qualidade melhora não só a formação profissional, como também a produção de conhecimento. O conhecimento precisa chegar junto das pessoas, para que possamos fortalecer a economia”.

O 50° Fórum Nacional de Reitores da Abruem acontece no Hotel Dorisol, que fica na Avenida Bernardo Vieira de Melo, 1624, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Os interessados em participar poderão se inscrever no local, às 8h da quinta-feira (24). Os reitores participantes já estão inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário