MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pássaro de espécie rara é encontrado em Parauapebas, no Pará


Um gavião-real-falso foi levado para o Parque Zoobotânico Vale.
Ele é considerado ainda mais raro que o verdadeiro gavião-real.

Do G1 PA

Gavião Real Falsi (Foto: Evandro Correa / O Liberal)Gavião Real Falso (Foto: Evandro Correa / O Liberal)
Uma ave da espécie rara Uiraçu-falso, mais conhecido como gavião-real-falso, foi encontrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no município de Parauapebas. Ele foi levado para o Parque Zoobotânico Vale pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Segundo o supervisor do Parque Zoobotânico Vale, André Mourão, o pássaro chegou ao local apresentando características de maus-tratos, como penas opacas e fratura na asa direita.
O Uiraçu-falso está sendo tratado enquanto o ICMBio define seu destino. O Instituto pretende deixá-lo sob os cuidados de um criador conservacionista com experiência em reprodução. O chefe do ICMBio na Floresta Nacional de Carajás, Frederico Martins, afirma que o animal pode contribuir para a conservação da espécie mesmo fora da natureza, devido ao seu conhecimento genético e à possibilidade de reprodução em cativeiro.
Os pássaros da espécie medem entre 81 e 91 centímetros e as fêmeas são maiores que os machos. A diferença para o gavião real verdadeiro pode ser vista na plumagem e no penacho. Os dois tipos de pássaro estão incluídos no Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do projeto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Mais de 60 ninhos de gavião-real foram mapeados em mais de dez anos de pesquisa. De Uiraçu-falso foram encontrados apenas seis com o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário