MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Partido neonazista ganha vaga no Parlamento Grego


'Amanhecer Dourado' prega linha dura contra imigrantes.
Partido então pouco expressivo ganhou espaço com crise econômica.

Do G1, com agências internacionais

O partido neonazista Chryssi Avghi (Amanhecer Dourado) ganhou uma vaga no Parlamento grego após ter obtido entre 6% e 8% dos votos, dos 9,8 milhões de gregos que votaram nas eleições legislativas realizadas neste (6) domingo no país, segundo os últimos resultados divulgados por sondagens de institutos gregos.
O partido (que obteve 0,29% dos votos nas legislativas de 2009) resurge em um momento marcado pela contestação à política de austeridade e pela implosão do velho sistema político, o que poderá por em cheque os esforços para recuperar o país no seio da zona do euro.
Pesquisas pré-eleitorais já davam cerca de 5% das intenções de voto ao partido, o que lhe permitiria conseguir entre 13 e 22 cadeiras, suficientes para contar com grupo parlamentar próprio.
Ambos os partidos pró-austeridade gregos - Pasok (socialista) e da Nova Democracia (direita) -, que formam o governo de coalizão desde novembro de 2011, entraram em colapso nas eleições parlamentares deste domingo, evidenciado a grande insatisfação popular com relação às medidas de austeridade.
Até pouco tempo, o Amanhecer Dourado só contava com um apoio eleitoral mínimo, mas nas eleições municipais de 2010 conseguiu um vereador na prefeitura de Atenas, obtendo em alguns bairros até 20% dos votos.
O Amanhecer Dourado ganhou terreno graças à crise econômica que afeta a Grécia, contexto cujas ideias xenófobas de seus militantes e a opção pela linha dura contra os imigrantes, aos quais qualificam como 'escória humana', ganhou mais adeptos.
Fundado em 1993 pelo ex-oficial do Exército grego Nikolaos Mijaloliakos, o partido mantém vínculos com outros movimentos neonazistas europeus e, segundo denúncias da imprensa e políticos gregos, com elementos da Junta Militar deposta em 1974 e inclusive com grupos da polícia atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário