MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Norte ocupa 1º lugar no ranking de nascimentos prematuros no Brasil


Na região, foram 169 mil partos prematuros em 2010.
Brasil aparece na 10ª posição, com quase 280 mil partos de prematuros.

Do G1 AM
Nutricionista revela segredo para voltar à forma depois do parto (Foto: Divulgação) Programa do Governo Federal pretende reduzir
índices no Norte do país (Foto: Divulgação)
A região Norte do país ocupa o primeiro lugar no Brasil no número de nascimentos prematuros. A falta de um pré-natal de qualidade pode explicar o nascimento de bebês com menos de 37 semanas de gestação. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde (MS).

Um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que, a cada ano, cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros no mundo. O Brasil aparece na 10ª posição, com quase 280 mil partos de prematuros por ano. Para cada 100 bebês, 9,2% nascem antes da hora.

Nos estados unidos, por exemplo, a taxa é de 12%. A taxa de nascimentos prematuros do Brasil é igual a da Alemanha, segundo o MS. A região Norte concentra o maior número de nascidos prematuros no Brasil: foram 169 mil em 2010.

O Ministério afirma que um pré-natal de qualidade pode reduzir esses números. De acordo com o diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do Ministério da Saúde, Dário Frederico Pasche, o órgão criou em 2011, o programa "Rede Cegonha", que propõe organizar o cuidado às gestantes por meio de uma rede qualificada de atenção obstétrica e neonatal.
“Como o crescimento das taxas de prematuridade está diretamente ligada ao aumento da taxa de cesarianas, a Rede Cegonha veio justamente para mudar esse modelo de atenção obstétrica no Brasil”, explica o diretor.
Ainda segundo o Ministério, o crescimento da taxa de nascimentos prematuros também está relacionado ao aumento do número de cesarianas. "Induções médicas desnecessárias e cesarianas antes do tempo têm também aumentado o número de nascimentos prematuros. Em muitos países de baixa renda, as principais causas de nascimentos prematuros incluem infecções, malária, HIV, e altas taxas de adolescentes grávidas", afirmou a publicação do MS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário