MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Nível baixo de testosterona aumenta risco de diabetes em homens


Hormônio alterado está ligado à resistência à insulina.
Alteração hormonal também é fator de risco de obesidade.

Do G1, em São Paulo

Baixos níveis de testosterona nos homens pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, afirma um estudo da Universidade de Edimburgo.

Os cientistas chegaram a essa conclusão quando descobriram que níveis baixos de testosterona estão ligados a resistência à insulina - principal sintoma do diabetes. A insulina é um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Pesquisas anteriores mostram que a testosterona alterada também aumenta o risco de obesidade, outro fator de risco do diabetes.
O hormônio masculino está presente em todo o corpo e age sobre as células de gordura através de moléculas conhecidas como receptores de andrógenos, que permitem que a testosterona ative genes ligados à obesidade e ao diabetes.
Os pesquisadores fizeram testes em camundongos nos quais a função da testosterona no tecido adiposo foi alterada. Com isso, os animais passaram a ter maior probabilidade de ter resistência à insulina, independentemente do peso, comparados aos camundongos com níveis de testosterona normais.
As descobertas da Universidade de Edimburgo também ajudam a explicar por que os homens mais velhos correm mais risco de desenvolver diabetes, já que os níveis de testosterona caem à medida que envelhecem.
"Nós sabemos que homens com baixos níveis de testosterona estão mais propensos a se tornarem obesos e de desenvolver diabetes. Esse estudo mostra que baixos níveis de testosterona é um fator de risco para diabetes não importando quanto uma pessoa pesa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário