MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de maio de 2012

MPF vai cobrar explicações sobre atendimento na Casa do Índio


Funcionários da unidade ficaram reféns de indígenas nesta quinta-feira.
Ato foi contra a falta de atendimento adequado aos usuários da Casai.

Do G1 PA
O Ministério Público Federal (MPF) enviará ofício com pedido de informações sobre as denúncias feitas, nesta quinta-feira, 24, por um grupo de índios contra a administração da Casa de Apoio e Saúde Indígena (Casai), em Icoaraci, distrito de Belém, onde cerca de 30 funcionários foram mantidos reféns durante boa parte dia. Os servidores já foram liberados.
Em reunião com o procurador da República Felício Pontes Júnior, os indígenas denunciaram que estão sendo maltratados na unidade. Segundo eles, não há medicação suficiente e muitos equipamentos disponibilizados para atender a comunidade indígena estão sucateados. Tem um carro parado há quatro meses, disseram os índios ao procurador.
Segundo informações do MPF, Pina Tembé disse na reunião desta quinta-feira, no Ministério Público, que já não há mais remédio básico para atender os índios e que as consultas são pagas pelos usuários. Participaram da reunião, representantes das tribos Kaiapó, Tembé, Wai Wai e Assuri.
Um dos pontos que chamou a atenção do procurador foi a denúncia de que as pessoas que atuam na Casai não seriam habilitadas para cuidar dos índios. “As pessoas que estão lá (na Casai) não são preparadas”, disse Felício Pontes Júnior, comentando o relato do indígenas. Diante da situação, o MPF decidiu cobrar explicações aos responsáveis.
Um ofício será enviado à atual chefe do Distrito Sanitário Indígena (Dsei), Danielle Cavalcante, com pedido de informações sobre as denúncias. O MPF também informará à Funai sobre a situação, bem como para outras casas de apoio. O contrato de locação de veículos e o de aquisição de alimentos também serão requisitados pelos procuradores.
“Acho que o problema está na gestão, não é mais problema de dinheiro”, considerou o procurador. Para ele, a Casai de Icoaraci não está sendo bem administrada. Nesta sexta-feira, 25, a nova chefe da casa de apoio aos índios, em Icoaraci, Danielle Cavalcante, que assumiu há pouco tempo o cargo, deve se manifestar sobre o assunto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário