MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de maio de 2012

Mesmo com alta da semente da soja, produtores de MS antecipam compra


Produtores esperam que tenham melhores variedades comprando antes.
Pesquisador alerta que é preciso buscar informações sobre o grão.

Do G1 MS com informações da TV Morena
A alta no preço da saca da soja estimulou aumento no preço da semente do grão para a próxima safra, mas ainda assim, produtores estão antecipando a compra em busca de melhores variedades. Na propriedade da família de Cláudio Hirata, por exemplo, desde março as sementes começaram a ser selecionadas.
“Depois de definir o que vai ser plantado, a gente faz uma pesquisa de preços, uma reserva e, como as variedades convencionais são mais difíceis de encontrar hoje, o pessoal da sementeira busca e a compra é feita”, diz o agricultor.
O pesquisador da Embrapa Carlos Lásaro aponta que a iniciativa de variar os tipos de cultivares da soja é uma tendência que ganha força nas lavouras do estado nas últimas três safras. Uma aposta inteligente que reduz as perdas da lavoura.
“Plantar mais de uma cultivar na área leva a duas grandes vantagens. Primeiro ele vai poder escalonar a sua área, fazer o escalonamento do plantio e também da colheita, podendo otimizar o uso dos maquinários disponíveis e, com isso, também pode reduzir as possíveis perdas com excesso ou falta de chuvas”, diz.
Em Mato Grosso do Sul são pelo menos 200 tipos de sementes de soja registradas, que foram testadas e aprovadas seguindo as regras do Ministério da Agricultura. Para cada região do estado existem aquelas que melhor se adaptam. Por isso, quando o produtor decide inovar, é importante buscar informações sobre a qualidade, procedência e produtividade das sementes

“O produtor precisa levar em consideração que as cultivares de soja respondem diferentemente à época de semeadura. Então, para cada material, existe uma variação de resposta relacionada à época de semeadura”, revela o pesquisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário