MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Maranhão terá safra recorde de mais de 700 toneladas de milho


Dados do IBGE apontam aumento de 11,11% comparado ao ano passado.
Cerca de 11% do cultivo foi feito por agricultores familiares, diz Sagrima.

Do G1 MA
Este ano, o Maranhão terá safra de mais de 700 toneladas de milho, número considerado recorde para o estado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após divulgação do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do mês de abril, houve um aumento de 11,11% comparado ao ano passado, quando foram colhidas cerca de 650 toneladas do grão.
O instituto informou ainda que 11% da produção total do milho que será colhido este ano é cultivada por agricultores familiares. Estes agricultores plantaram uma área de 44.150 hectares, utilizando, para isso, em média 10 quilos de sementes, fornecidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).
No Maranhão, o início do plantio e, consequentemente, da colheita, divergem em diversas regiões do estado. No caso dos municípios de Imperatriz e Santa Inês, alguns agricultores familiares já iniciaram a colheita do milho verde, feita quando o grão ainda está mole. O grão é bastante utilizado para consumo 'in natura' - cozido ou assado - ou na fabricação de pamonha e canjica.
Plantio de milho feito por agricultores familiares no município de Açailândia, no Maranhão (Foto: Divulgação)Plantio de milho feito por agricultores familiares no município de Açailândia, no Maranhão (Foto: Divulgação)
O gestor do escritório da Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Imperatriz (Agerp), José Ribamar Araújo da Silva, informou que, em meados de junho, inicia a colheita do milho seco, que é utilizado como ração para pequenos animais. “Esse é um milho mais duro que alguns produtores deixam armazenados na espiga mesmo e à medida que vão precisando, utilizam como ração para pequenos animais”, explicou.
Segundo ele, alguns produtores também separam uma pequena parte da produção e colocaram em sacos para vender nas feiras. As embalagens das sementes são distribuídas em sacos de 10 quilos. “Facilita muito a distribuição porque o produtor recebe a quantidade certa que ele vai precisar”, declarou o secretário.
“Antes a embalagem vinha em sacos de 20 quilos e ficava ruim para distribuir porque tinha que separar em sacolas. Isso, às vezes, provocava a perda do poder de germinação”, explicou o agricultor familiar e líder comunitário de Central do Maranhão, Newton Monteiro.
Safra
Dados do IBGE apontam que o Maranhão terá uma safra de grãos recorde este ano, com 3,5 milhões de toneladas de soja, milho, feijão e algodão, representando um aumento de 6,5% comparado à safra de 2010/2011.
O plantio de soja prevê um aumento de 16,95% na produção, com uma colheita de 1,8 toneladas. No ano passado, foram colhidas 1,5 toneladas de soja, numa área de cerca de 530 hectares, 4,86% a menos do que este ano, que é de 556 hectares. No entanto, a produtividade da soja aumentou em 11,5% este ano, com 3,3 toneladas colhidas por hectare.
Já a produtividade do milho aumentou em 8,55%, com uma previsão de colher 1,8 toneladas por hectare (na safra passada foi de 1,6/h), numa área de cultivo de 390 hectares, representando um aumento de área de 2,36%, comparado à safra anterior, que foi de 381 hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário