MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de maio de 2012

Maranhão se prepara para alcançar status sanitário de zona livre de aftosa


Outros cinco estados participam do projeto da zona livre da febre aftosa.
Campanha de vacinação foi adiada para o mês de junho deste ano.

Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Mesmo após o adiamento da campanha que seria realizada esse mês pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), a sorologia dos animais de várias propriedades será realizada e o Maranhão passará a integrar a lista de estados participantes da zona livre de aftosa com vacinação.

Além do Maranhão, outros cinco estados do Norte e Nordeste do Brasil também estão inseridos no projeto de ampliação da zona livre da febre aftosa com vacinação. Vários pecuaristas da região estão sendo inspecionados pelo Governo Federal.

A primeira etapa da campanha de vacinação, que seria realizada em maio, teve que ser adiada para o mês de junho, como explica Edilene de Jesus Sousa, chefe da Aged de Bacabal. “A etapa foi prolongada para o mês de junho em função do processo de sorologia pela qual o Maranhão e alguns estados do Nordeste e do Pará irão passar agora”, explicou.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento selecionou 340 propriedades rurais para análise. Dos nove municípios da região de Bacabal, sete foram selecionados pelo Ministério.
Na região do Médio Mearim, os produtores sorteados estão sendo informados com uma visita prévia dos técnicos da Aged e 23 já passaram pelas análises. Os animais, de 6 a 24 meses, terão sangue coletados para exames.

“Inicialmente, com o reconhecimento nacional do Maranhão livre contra a febre aftosa, nós vamos fazer a comercialização com o Tocantins e com toda parte Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Vamos também poder levar nossos animais para exposições, como por exemplo, em Uberaba, no próprio Tocantins tem grandes exposições também, e no ano de 2013, virá o reconhecimento da organização internacional. Aí sim, nós vamos poder exportar. Isso gera maior número de empregos e abertura de novos frigoríficos”, ressaltou a chefe da Aged de Caxias, Alanessa Araujo.

O objetivo da análise soroepidemiológica é saber se tem circulação viral da doença no Estado. A coleta de sangue vai ser feita na segunda quinzena de maio. Até o fim deste ano, o Ministério deve divulgar o resultado da inspeção.

Já na regional de Caxias, foram sorteados para participar da sorologia quatro municípios: Matões, Parnarama, São João do Sóter e Caxias. Dos quatro municípios, 147 propriedades terão de dez a cinco por cento do rebanho testado sorologicamente. Os gados testados não serão vacinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário