MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mães lutam contra o vício de drogas para ficarem ao lado dos filhos, no ES


Ex-usuária de crack gostaria de passar o Dia das Mães com os filhos.
Mulheres estão em uma unidade de reabilitação da prefeitura de Vila Velha.

Camila Domingues Do G1 ES com informações da TV Gazeta

"Vou ficar com muita saudade. Queria ficar perto e dar carinho para os meus filhos". Esse seria o melhor presente de Dia das Mães para Jowilsi Venâncio, ex-usuária de crack que passa por tratamento em um programa da prefeitura de Vila Velha. Seus dois filhos estão com a família na região Norte do Espírito Santo, há mais de um ano. Neste domingo (12), Dia das Mães, o coração de mãe vai ficar apertado, mas em 2013 ela garante que seu desejo vai ser realizado e ela vai estar perto dos filhos.
Mesmo passando por tratamento, outra ex-usuária de crack, Tatiane Mendes, está sempre alegre. Isso por que nasceu a Ana Vitória, sua nova paixão. "Minha vida foi um desastre. Fui apaixonada por drogas durante 7 anos, mas hoje, só quero saber da minha filha. Estou toda boba, já que esse é o primeiro Dia das Mães que vou passa com o meu bebê. Saber que sou mãe e o amor que tenho por ela, é muito bom. Esse amor não se compara", contou.
"Amor de mãe, não tem igual" (Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)"Esse amor não se compara", diz Tatiane Mendes.
(Foto: Reprodução/TV Gazeta Norte)
Essas duas mães tiveram a oportunidade de se recuperar. No mesmo lugar estão outras mulheres que também recebem o tratamento, algumas foram internadas pelas próprias famílias, e outras, foram retiradas das ruas por abordagens de enfrentamento ao crack e outras drogas realizadas pela Secretaria de Defesa Social de Vila Velha.
"Estamos constantemente nas ruas trabalhando para tirar essas pessoas dessa dependência. Muitas vezes nos surpreendemos com mulheres grávidas de quatro a sete meses de gestação. Procuramos unidades que possam recebê-las e torcemos pela recuperação", disse o secretário Ledir Porto.
O tratamento dessas mulheres pode durar em média 9 meses, o tempo de uma gestação. Para a psicanalista, Valdilene Magalhães, que trabalha no Programa Resgatando Vidas, da Casa da Mulher, que fica no bairro Xuri em Vila Velha, os três 3 primeiros meses são os mais difíceis, mas depois elas estarão preparadas para tudo. "Elas aprendem a cuidar de um bebê, a administrar o tempo com as tarefas da casa, os estudos e as terapias. Por que lá fora vai ser assim", explicou.
Serviço:
Para procurar ajuda para pessoas da família que estão envolvidos com drogas, basta ligar para a Subsecretaria de Combate as drogas de Vila Velha pelo telefone 27 3388 4274.

Nenhum comentário:

Postar um comentário