MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

‘Leite materno é fundamental para as nossas crianças’, diz nutricionista


Karin Honorato fala sobre a doação de leite materno.
Dia Mundial da Doação de Leite Materno é realizado no Parque Municipal.

Do G1 MG

A nutricionista Karin Honorato convida neste sábado (19), Dia Mundial da Doação de Leite Materno, a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, Hercília Barbosa, para falar um pouco a respeito da doação de leite materno e de como as mães devem proceder para doar. A especialista comenta também os benefícios nutricionais do leite materno para as crianças.

Segundo Hercília Barbosa, para ser uma doadora a mulher precisa ter os exames pré-natais negativos, não fazer uso de cigarro ou bebida alcoólica e não fazer uso de medicamentos que contra indiquem a amamentação. A doadora também não pode ter tido hepatite e nem ter feito transfusão de sangue nos últimos cinco anos. “Doar é para a mamãe que está saudável e para deixar as crianças saudáveis também”, completa Karin Honorato.

A nutricionista ainda acrescenta dizendo que o leite materno tem a quantidade ideal de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais que o bebê precisa. Karin fala que ele pode prevenir também doenças na vida adulta, como o diabetes, a obesidade, doenças crônicas e autoimunes.
Diferente das fórmulas infantis, o leite materno é rico em imunoglobulinas, que são as substâncias responsáveis pela imunidade do bebê. Por isso que este alimento previne várias doenças, como diarréia e infecções respiratórias. “A higiene no momento da ordenha do leite é muito importante. Afinal, nós estamos lidando com imunidade”, acrescenta Karin.
Para fazer a coleta do leite na própria casa, Hercília explica que, primeiramente, a mãe deve lavar o peito, somente com água, secar com uma toalha limpa e lavar as mãos até a altura do cotovelo com água e sabão. Ela acrescenta ainda que é de grande importância o uso da touca, para evitar a queda do cabelo no leite, e o uso da máscara para tampar a boca e o nariz.
O segundo passo é massagear o peito em movimentos circulares e desprezar os primeiros jatos de leite para limpar os canais do mamilo. A partir deste momento é que a doadora vai coletar o leite em um vidro esterilizado. Após a coleta, o vidro deve ir para o freezer ou congelador, até o momento em que ele for doado. Caso a doadora tenha alguma dúvida, ela poderá ligar para a Maternidade Odete Valadares, no número 32986008, onde todas as instruções estarão disponíveis.

“O leite materno é fundamental para as nossas crianças, e doar é sempre um ato de muito amor”, finaliza a nutricionista.

Karin Honorato ainda faz o convite para o evento “Dia Mundial da Doação de Leite Materno”, que será realizado neste sábado (19), das 8h às 12h, no Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário