MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Índios maranhenses pedem melhorias para condições de saúde


Representantes indígenas se reuniram para discutir situação precária.
Número de agentes de saúde nas aldeias diminuiu de 558 para 150.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Representantes de etnias indígenas do sudoeste do Maranhão se reuniram esta semana em Imperatriz para pedir melhorias nas condições de saúdes oferecidas nas aldeias. Grupo denuncia que faltam profissionais de saúde na maioria das tribos.

O conselheiro distrital Paulo Gomes Guajajara, conta que faltam medicamentos nos postos de saúde indígenas."Os profissionais de medicina também não têm descido às aldeias", relatou.

Com a criação da Secretaria Esécial de Saúde Indígena, vínculada diretamente ao Ministério da Saúde, a atenção básica às aldeias deixou de ser responsabilidade da Funasa e, segundo o presidente do conselho distrital de saúde indígena, José Arão Marizê, com isso, houve uma redução no número de profissionais devido a mudanças admnistrativas. "Houve uma redução, que é natural, da quantidade de 558 agentes indígenas de saúde para 150 agentes, o que impactou diretamente as comunidades indígenas. O que e está sendo discutido agora é o possível aumento deste número de 150 para 300 agentes", explicou o presidente.
Devido à situação, muito índios precisam viajar até 800 km para serem atendidos em Imperatriz ou São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário