MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Inaugurados dois novos centros de economia solidária em Canoas, RS


Espaços nos bairros Mathias Velho e Guajuviras vão oferecer cursos.
Objetivo é promover aperfeiçoamento e sustentabilidade das comunidades.


Centros de aperfeiçoamento terão oficinas para desenvolver moradores profissionalmente (Foto: Clarissa Mendes/ Assessoria Unilasalle)Centros de aperfeiçoamento terão oficinas e cursos (Foto: Clarissa Mendes/ Divulgação Unilasalle)
A comunidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ganhou dois centros de capacitação profissional nesta terça-feira (15). A inauguração das salas, chamadas de Centros de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), uniu autoridades e população, que agora terá mais oportunidades de se desenvolver profissionalmente. Cursos de cerâmica e reciclagem, entre outros, já estão com inscrições abertas, com vagas para até 75 pessoas.
A iniciativa é uma parceria da universidade Unilasalle, prefeitura de Canoas, Comunidad Autónoma de Murcia, na Espanha, e a Fundación La Salle Madrid. O objetivo dos novos centros é ser referência na formação de pessoas para o trabalho colaborativo e promover a sustentabilidade das comunidades da região.
Líderes comunitários dos bairros Mathias Velho e Guajuviras participaram de reuniões para definir os focos das oficinas. Margarida Trintinaia, uma das moradoras, está ansiosa para iniciar o curso de corte e costura. “Trabalho com biscuit, porongo e lata e já tenho uma renda do meu trabalho como artesã. Quero melhorar a minha prática fazendo roupas para as bonecas que faço com biscuit, para poder incrementar minha renda”, diz a artesã.
No evento de inauguração, demonstrações das oficinas foram feitas aos presentes (Foto: Clarissa Mendes/ Assessoria Unilasalle)No evento de inauguração, forram feitas
demonstrações das oficinas aos presentes
(Foto: Clarissa Mendes/ Divulgação Unilasalle)
Representando o governador Tarso Genro, o secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, esteve no evento e destacou as intenções do governo com este tipo de ação: “Através da economia solidária, pessoas que não eram reconhecidas hoje terão oportunidade de desenvolver ferramentas de inclusão. Queremos que os beneficiados sejam reconhecidos como militantes de uma nova causa”, declarou.
Os cursos oferecidos na primeira etapa são: cerâmica, kirigami, corte e costura, papel machê e encadernação. Em Guajuviras, o CCPES Serviços está localizado na Rua Curumim, nº 435. No bairro Mathias Velho, o CCPES Artesanato e Confecção fica na Avenida Rio Grande do Sul, nº 3462. Os interessados podem efetivar sua inscrição no centro Tecnosocial da Unilasalle. Mais informações pelo telefone (51) 3476-8595 ou e-mail projetos.tecnosocial@unilasalle.edu.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário