MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fiscais do Ibama-CE são indiciados por corrupção em Mato Grosso


Os dois fiscais do Ibama-CE foram flagrados tentando desviar apreensões.
Eles foram cedidos ao Mato Grosso desde janeiro.

Do G1 CE
Os dois fiscais cearenses do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) presos em Mato Grosso pela Polícia Federal (PF) foram indiciados por corrupção passiva e passarão por processo administrativo. Os servidores do Ibama-CE, cedidos ao Mato Grosso, cobravam dinheiro para liberar cargas.
Conforme a Polícia Federal, os suspeitos foram presos na noite de terça-feira (7) e encaminhados para um presídio de Sinop na quarta-feira (8). A polícia investiga agora há quanto tempo a prática era realizada e se outras pessoas estão envolvidas no esquema de propina. Os servidores estavam cedidos desde janeiro para colaborarem com a Operação Verdes Veredas.

Flagrante
Os dois agentes federais ambientais foram flagrados no momento em que exigiam R$ 20 mil do vice-prefeito da cidade de Cláudia, a 608 km de Cuiabá, para liberar parte de um carregamento de madeira apreendida par ser vendida a madeireiras da região. Toda a conversa com o vice-prefeito foi gravada.
Segundo a Polícia Federal, os dois agentes cearenses descobriram uma fazenda que realizava extração ilegal em Cláudia. As toras eram eram de grande valor para empresários do estado. Mas, por lei, toda madeira apreendida em fiscalizações ficam sob responsabilidade do município como fiel depositário.
No vídeo gravado pela PF, eles explicam como fariam o desvio e davam garantias de que tudo correria bem.“'Cê' arruma metade [da madeira] e dá um cheque pra gente, não se preocupe. 'Tô' te falando, palavra de homem”, diz um deles ao vice-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário