MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de maio de 2012

Festa do Divino Espírito Santo leva multidão às ruas de Alcântara, MA


Festejo reúne religiosidade e tradição do período colonial.
Rito conta a história de antepassados que viviam escravizados.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Todos os anos, a Festa do Divino Espírito Santo leva para as ruas de Alcântara, do outro lado da baia de São Marcos, a riqueza e a elegância vivenciadas no período colonial.
A realeza é representada por gente simples, que passeia pelas ruas e ladeiras da cidade em uma manifestação cultural que reúne tradição e religiosidade.
A arquitetura colonial é de uma época em que a economia próspera de Alcântara girava em torno do algodão e da cana-de-açúcar.
A festa do Divino, uma das mais populares no Maranhão, é realizada há mais de 400 anos. O festejo resiste ao tempo e trata o período colonial com elegância e costumes daquela época, a exemplo da corte que desfila luxo e remete à epoca áurea do império.
Roteiro
O levantamento do mastro marca o início da festa, que tem missas, ladainhas e o toque das caixeiras, senhoras devotas que cantam e tocam caixa acompanhando todas as etapas da cerimônia. São elas quem tocam e cantam em sinal de respeito aos antepassados escravizados
Tradicionalmente, o festejo cristão leva uma multidão às ruas da cidade histórica, que celebra a divindidade durante doze dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário