MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Família em Divinópolis, MG, investe na produção de mudas para vender


Em média, a cada 30 dias, são produzidas cerca de 700 mil mudas.
A iniciativa é pioneira na região, segundo engenheiro agrônomo.

Do G1 Triângulo Mineiro

Família investiu na produção de mudas para comercialização (Foto: Reprodução/TV Integração)Família investiu na produção de mudas para
comercialização (Foto: Reprodução/TV Integração)
Uma boa muda é o primeiro passo para a produção de uma horta com hortaliças de qualidade. De olho neste mercado, uma família em Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, resolveu investir na produção de mudas para comercialização.
Na propriedade do agricultor Osvair Fontes, ele e a esposa se dividem no cuidado de seis viveiros. “Todo dia tem que aguar. A adubação é uma ou duas vezes por semana”, contou Osvair. Há cinco anos, a família trocou a plantação pela produção de mudas. O trabalho que envolve pais e filhos trouxe mais retorno e eles aumentaram também a variedade do cultivo. “Aqui tem sempre beterraba, alface, mostarda, repolho, couve-flor”, disse Osvair.
Em média, a cada 30 dias, são produzidas na fazenda cerca de 700 mil mudas. Uma vez por semana elas são semeadas. Em uma bandeja são produzidas 200 mudas. Para semear os produtores utilizam o substrato. As sementes são jogadas por cima com a ajuda de um equipamento chamado semeador. “A gente fura a bandeja com um marcador. Depois a gente coloca a semente e semeia uma bandeja de cada vez. É preciso encaixar direitinho e aí já está semeada”, explicou o agricultor e filho de Osvair, José Antônio Ferreira.
Em cada estufa há hortaliças em diferentes estágios. Segundo o engenheiro agrônomo Alberto Coutinho, a produção de mudas é uma iniciativa pioneira em Divinópolis e região. “Os produtores precisavam ir em outros municípios da região para comprar a muda. Então esse produtor viu, sentiu esse mercado e começou com a primeira estufa e, a partir daí, foi aumentando e hoje já tem seis estufas”, disse Alberto.
Três vezes por semana a caminhonete sai cheia para entregar mudas em toda região. Quem compra da família de Osvair é o casal de agricultores Martinho e Regina Gontijo, que tem uma plantação de hortaliças. “São mais ou menos umas 15 bandejas que a gente pega por semana para não ficar em falta”, contou Regina.
Toda semana a terra é preparada para receber as mudas e o trator divide o terreno. “Primeiro a gente passa a máquina engatada no trator para fazer o canteiro e a gente coloca esterco de gado no plantio. Quando é o primeiro plantio a gente faz a correção do solo com calcário”, explicou Martinho.
Nos quatro terrenos são cerca de 10 hortas e toda a produção é vendida na cidade diretamente para o consumidor final. “A gente vende nas feiras, aos sábados, e durante a semana eu vendo na rua. É uma coisa rápida, capital pequeno, investimento é baixo e não é uma renda grande, mas é o que a gente consegue fazer com o nosso trabalho”, finalizou Martinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário